Dicas Tratore: Em quais casos é necessário pedir a retirada de um produto das plataformas?

mobile-722946_1280

por David Dines

O processo de takedown, ou remoção de um produto musical das lojas digitais, é um recurso a ser usado em último caso, uma vez que várias questões podem ser resolvidas sem precisar retirar seu single, EP ou álbum do ar. Confira como proceder em alguns dos casos mais comuns:



1. “Os áudios estão ruins, quero trocá-los”

Não precisa retirar do ar. Basta encaminhar as novas versões (em .wav, 44kHz, 16 bits) pelo nosso WeTransfer (http://tratore.wetransfer.com), que podemos mandar uma atualização do produto. Os novos arquivos poderão ser ouvidos nas plataformas em cerca de 15 dias.

2. “Quero trocar a capa do meu produto”

Não precisa retirar do ar. Da mesma forma, nos encaminhe a nova imagem por WeTransfer ou pelo contato@tratore.com.br, que podemos fazer uma atualização no produto.

3. “Quero tirar uma faixa do meu lançamento”

Precisa retirar do ar. Não é possível alterar o número de faixas de um lançamento sem que seja necessário fazer takedown do produto.

4. “Recebi uma notificação do autor/editora da canção que gravei sobre direitos autorais”

Precisa retirar do ar. Segundo o artigo 29, da Lei 9.610/1998 (a lei brasileira de direitos autorais), o uso da obra de um autor depende de autorização prévia. Caso essa permissão não tenha sido feita e o compositor ou seu representante direto peça o takedown, não há alternativa a não ser remover das plataformas a versão do produto que tenha a faixa em questão.

5. “Meu produto está aparecendo na página de outro artista”

Não precisa retirar do ar. Caso seja uma questão de homônimos, há como pedirmos separação dos produtos às plataformas, sem prejuízo em relação ao link específico do single, EP ou álbum.

6. “Estou trocando de nome artístico”

Não precisa retirar do ar. Podemos mandar uma atualização do produto com o novo nome artístico, de modo a aparecer nas plataformas da maneira desejada em cerca de 15 dias.

7. “Estou repassando os direitos sobre o produto para um terceiro”

Caso o álbum, EP ou single for permanecer na Tratore, não precisa retirar do ar. Precisamos apenas ser comunicados oficialmente por e-mail da troca de titularidade, que, assim que o novo responsável tiver um cadastro, endereçamos internamente o produto para sua conta.

8. “É uma decisão de caráter artístico”

Se assim você preferir, podemos retirar do ar. No contrato com a Tratore, o titular detém todos os direitos sobre o trabalho e, caso queira removê-lo das plataformas por esses motivos, basta nos notificar oficialmente por e-mail.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s