Dicas Tratore: 3 dicas para se apresentar em um showcase de festival

31835385288_59c1e4bdd7_kImagem: re:publica

por David Dines

A SIM São Paulo, um dos maiores eventos do mercado de música da América Latina, está chegando na primeira semana de dezembro e a Tratore é parceira do evento. Além de uma pro-área com espaços para reuniões e uma ampla programação de palestras, outro destaque é a seleção de showcases, que acontecem tanto no CCSP (com os nossos distribuídos Rosa Neon, Josyara e o selo Trava Bizness dentro da programação) quanto em eventos noturnos, entre os quais temos nossas noites no Cabaret da Cecília (na sexta, 06/12) e no Jazz Factory (no sábado, 07/12).

O que um artista que vai fazer um showcase ligado a um evento do mercado da música – ou gostaria de fazê-lo em uma oportunidade futura – precisa saber sobre esse tipo de apresentação? Saiba mais:


1. Mesmo que não haja cachê, é uma oportunidade interessante

A maioria dos showcases de festivais não oferece cachê pela apresentação – alguns deles oferecem ajudas de custo. No entanto, a remuneração maior está em mostrar o seu trabalho ao vivo para um público selecionado, caso seja um evento importante no mercado da música, e assim ter um retorno em número de contratações futuras do seu show. Entre os espectadores poderá haver diversos produtores e curadores que, gostando da sua proposta musical, poderão te convidar para shows remunerados em seus eventos e cidades, permitindo com que seu trabalho circule por mais lugares.

2. Adiante-se em questões técnicas

O tempo de montagem de palco em um showcase é curto e, em muitos casos, não há passagem de som. Chegue cedo ao local da apresentação e, se possível, simplifique o seu set de equipamentos, de modo a evitar contratempos desnecessários. Em todos os casos, haverá ao menos uma pessoa da produção ou da técnica para te dar suporte. Caso haja algum desacerto com o som no momento do show, lide com leveza e objetividade – não adianta nervosismo nesse momento, mas a questão precisa ser resolvida o quanto antes, já que você tem um tempo específico de apresentação.

3. Mostre o seu melhor

Um showcase é um espaço para um recado curto e grosso sobre a sua música. Quem está te assistindo precisa ver o que é mais exuberante ou impactante no seu trabalho de uma forma condensada. Selecione suas melhores canções de acordo com o tempo disponível e esteja bem ensaiado/a, para se apresentar da melhor forma possível.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s