Como são as imagens ideais para capas de playlists?

No topo: Carne Doce na capa da playlist Indie Brasil da Deezer, Jup do Bairro na capa da playlist Lacradorxs do Spotify, Kikito e Malu Guedelha na capa da playlist BrasIndie do TIDAL.
Abaixo: Buena Onda Reggae Club na capa da playlist Brasil Instrumental do Spotify, Luiza Lian na capa da playlist Brasil Agora da Deezer e João Taubkin Quarteto na capa da playlist Jazz Brasileiro do Spotify.

por David Dines

Um dos principais destaques que um artista pode ter dentro das plataformas digitais é estampar a capa de uma playlist de grande visibilidade, seja curada pelo próprio serviço de streaming ou por perfis pessoais e de empresas com muitos seguidores. Como garantir opções para esse tipo de uso entre suas fotos de divulgação?


  1. A imagem deve ser pensada numa lógica de quadrado

As capas das playlists em todas as plataformas digitais são em formato quadrado, então a ocupação do espaço deve ser feita dentro desse recorte. Fotos verticais limitam possíveis recortes.

  1. O artista deve estar bem posicionado na foto

É importante que a imagem seja posada com o artista centralizado na foto, preferencialmente de frente para a câmera. É importante que haja também o máximo possível de espaço de fundo em torno do músico, para possíveis recortes. Dependendo da identidade visual ligada à curadoria, o fundo da imagem pode ser recortado por completo, deixando somente o artista. É bom ter diferentes opções de enquadramento, mostrando tanto corpo inteiro quanto chamando a atenção apenas para o rosto.

  1. Quando há dois ou mais artistas, é importante observar como se distribuem na imagem

Mais uma vez, é importante pensar a imagem a partir de um recorte quadrado e da centralização. Evite muita distância entre os participantes da foto. Quando um integrante estiver sentado no chão, evite que o outro esteja em pé. De preferência, todos os integrantes devem estar com o rosto na mesma altura e juntos.

  1. Fundo neutro e boa iluminação são essenciais

Luz homogênea é essencial para uma boa imagem de capa de playlist, de modo a deixar o rosto do artista bem visível. Evite efeitos de cor sobre os músicos, uma vez que os editores podem aplicar filtros de acordo com a identidade visual. Fundos poluídos são desaconselháveis.

  1. Outras observações

Evite marcas expostas em roupas, fundos e objetos. Figurantes nas fotos são indesejáveis. Fotos de show geralmente não são utilizadas por vários motivos – dificuldade em ter uma iluminação homogênea, fundos poluídos, outras pessoas aparecendo no enquadramento e objetos como microfones tampando o rosto do artista. Colagens também não costumam ser utilizadas.

  1. Envie fotos originais em alta qualidade e alta resolução

Os arquivos das imagens devem ter, idealmente, 40cm de altura ou mais e largura proporcional em 300dpi. Tenha opções em .jpg, .png, .tiff e .RAW para fornecer de acordo com a necessidade da curadoria. É importante que o fotógrafo também não faça retoques ou recortes de antemão, deixando as adaptações para os editores.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s