Dicionário Tratore: Conheça 10 termos técnicos usados no mercado da música – Parte 2

musicbusiness

por David Dines

O ecossistema da música, como diversos outros mercados, possui vários termos e jargões específicos. Para ajudar você a se familiarizar com esse vocabulário, criamos o Dicionário Tratore, que vai elencar periodicamente dez termos comuns e explicar o uso. Conheça a segunda parte dos nossos verbetes, em ordem alfabética:


Agregador: também conhecido como distribuidora, é a empresa que se encarrega de colocar sua música à disposição do público nas plataformas digitais de streaming e download, como a Tratore. O agregador pode assinar contratos tanto diretamente com artistas quanto com selos, e seu principal foco é garantir a presença dos produtos nas lojas digitais.

Álbum: lançamento que concentra 7 ou mais músicas ou tem duração total superior a 30 minutos. Formato derivado do disco de vinil em 12 polegadas em ​33 1⁄3 rotações, lançado em 1948, que continuou como prática mercado com o CD e o digital.

Booker: também conhecido como agente, é o responsável por vender shows do artista, sendo remunerado por uma porcentagem dos cachês ou por um valor fixo periódico.

EP: lançamento que concentra entre 3 e 6 faixas, com duração inferior a 30 minutos.

Gravadora: empresa do mercado da música que concentra diversas ações ligadas aos lançamentos de um artista, incluindo financiamento de gravações e videoclipes, distribuição digital e física, marketing e promoção. Geralmente torna-se a detentora dos fonogramas e fica com a maior parte da arrecadação sobre as gravações, além de remunerar-se por outras frentes de carreira no caso dos chamados contratos 360.

Manager: também conhecido como empresário, cuida dos assuntos estratégicos da carreira de um artista. Esse profissional desenvolve o plano geral de ações, supervisiona diferentes frentes e administra as principais parcerias comerciais. É remunerado por uma porcentagem sobre os rendimentos totais do músico ou banda.

Pauta: no mercado da música, a palavra pode ter diferentes entendimentos. Um deles é ligado ao uso jornalístico do termo, no qual ganha o sentido de assunto a ser publicado a respeito. Outro sentido é o do segmento de música ao vivo, em que pauta significa a disponibilidade de um espaço para apresentações, como no caso de teatros.

Pitch: apresentação rápida do trabalho de um artista (geralmente um lançamento fonográfico ou um show) feita a jornalistas, curadores, editores, produtores e outros parceiros comerciais, visando a ações conjuntas que potencializem a visibilidade do trabalho em questão.

Selo: iniciativa do mercado da música que atua de maneira similar a uma gravadora, mas com acordos menos estritos, quando dentro do mercado independente. Pode envolver-se na produção do fonograma, na distribuição digital e física e em ações promocionais ligadas ao produto, ou apenas em parte dessas atividades. Geralmente seu catálogo tem um recorte específico de gênero musical, e seus artistas beneficiam-se mutuamente da visibilidade trazida por essa curadoria.

Single: lançamento composto de uma faixa avulsa ou com duas faixas. Formato derivado do disco de vinil em 7 polegadas.

Sincronização: define o licenciamento de uma composição ou gravação para um trabalho audiovisual, como no caso de TV, cinema ou vídeos para publicidade. Os responsáveis pela obra e pelo fonograma são remunerados de acordo com os termos de uso.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s