4 dicas para oferecer sua música aos editores no Spotify for Artists

pitchs4a

por David Dines

Entre os recursos disponíveis na plataforma do Spotify direcionada a artistas, há a possibilidade de indicar canções ainda não lançadas para os curadores da plataforma, com o intuito de que sejam incluídas em playlists oficiais. Confira quatro dicas da Tratore para melhorar o seu pitch, ou oferecimento:


1. Cadastre seu produto com antecedência

É importante que você coloque o seu produto para distribuição digital duas semanas antes do lançamento, no mínimo. Assim, haverá tempo de sua música subir para as lojas digitais ainda em um prazo bom para o pitch do Spotify for Artists. Apenas lançamentos que ainda não estejam no ar podem ser oferecidos para apreciação dos editores, e o ideal é que o pitch seja feito até uma semana antes da data de lançamento.

2. Escolha a música mais forte do seu lançamento

Você só poderá selecionar uma faixa por single, EP ou álbum, então seja criterioso/a na escolha da canção. Opte pela mais forte, que representa o lançamento como um todo. Leve em conta também o que pode reverberar mais positivamente com o público que você já tem – as métricas do Spotify for Artists podem ajudar a entender isso.

Outro ponto importante é que aquele fonograma não poderá ser indicado novamente aos editores em um lançamento futuro. Por exemplo, caso você tenha uma gravação que saiu em um single ou EP e estará em um álbum logo menos, essa faixa não será elegível para consideração dos editores no novo produto.

3. Cuidado com a classificação de gênero musical

Na hora de fazer o pitch, o primeiro campo é o do gênero musical principal da faixa. A plataforma apresenta uma série de estilos gerais que se subdividem em outros estilos, dos quais pode-se escolher até três ao mesmo tempo. O mapeamento pode ser complexo — MPB, por exemplo, está dentro de Latin American Regional Genres (gêneros regionais latinoamericanos) –, mas o gênero geral que você escolhe influi no tipo de playlists para as quais sua música será considerada.

Por exemplo, se você é cantor/compositor (singer/songwriter), você pode escolher essa opção de subgênero dentro de pop, rock ou folk. Esse recorte geral de gênero pode influir em que playlists sua música pode entrar.

Se você faz uma mistura de samba e rap, vale a pena considerar se a sonoridade da faixa e o seu posicionamento enquanto artista está mais voltado para um gênero ou outro na hora do pitch, pois são recortes estilísticos distintos e sem relação na plataforma. Uma opção para descrever melhor também é utilizar o campo de music cultures (culturas musicais) nesse momento – pode ser que a sua faixa seja um “hip hop alternativo” ligado à cultura latina, por exemplo. Assim, sua faixa será contemplada prioritariamente para playlists de hip hop de línguas e territórios latinos, mais do que especificamente de samba.

4. Venda o seu peixe de maneira sucinta

Depois de preencher clima, instrumentos e idioma da faixa e a localidade principal do artista, haverá um campo, Describe your song to us, em que você pode deixar uma descrição em 500 caracteres. Não o deixe em branco, pois ali está um espaço em que você pode apresentar o seu trabalho de forma chamativa e sucinta. Descreva a importância daquele lançamento dentro da sua carreira, um pouco do seu histórico, ressaltando os pontos mais importantes, e o que ações você planeja fazer a partir daquele lançamento, se possível.

Para reivindicar seu acesso ao Spotify for Artists, vá até o portal: http://artists.spotify.com

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s