Tudo o que você precisa saber sobre o Grammy Latino

Grammy-Latino-2016-6

por David Dines

Realizado desde 2000, o Grammy Latino é o principal prêmio do mercado fonográfico latino-americano. A próxima rodada de inscrições para o Grammy Latino 2020 abre em 8 de maio – e a Tratore encaminhará aos seus distribuídos um link para inscrição de seus produtos. Conheça as regras para inscrever seu lançamento:


1. Períodos de inscrição e elegibilidade

A cerimônia, geralmente realizada em novembro, recebe inscrições todos os anos em abril e maio, em duas rodadas. Para que um single, EP ou álbum possa concorrer ao prêmio, é necessário que ele tenha sido lançado entre 1 de junho do ano anterior até 31 de maio do ano corrente. Por exemplo, para o Grammy Latino 2020, são elegíveis produtos que chegaram ao público pela primeira vez entre 1 de junho de 2019 e 31 de maio de 2020.

A informação válida para esse critério é a data de lançamento original que consta nas plataformas digitais. Show de lançamento ou outras ações promocionais não contam como data de lançamento para o Grammy Latino. Caso o período tenha passado, não há como inscrever o mesmo produto para o prêmio do próximo ano.

2. Como inscrever?

Você pode escolher entre duas formas: filiar-se diretamente à Academia Latina (para mais informações, entre em contato com a Espetáculo, escritório que representa o Grammy Latino no Brasil, pelo e-mail academia@espetaculo.com.br) ou, caso distribua sua música com a Tratore, a empresa pode te inscrever, bastando que o artista ou seu representante preencha um formulário online que repassamos por e-mail em abril e maio.

3. Ineditismo do trabalho

Caso esteja inscrevendo um álbum ou EP, é necessário que as gravações sejam pelo menos 51% inéditas. Relançamentos e remixes não são elegíveis, a não ser que, no caso dos remixes, o produto original também tenha sido lançado dentro do período de elegibilidade daquele ano.

Nas categorias de álbum, é necessário que a maioria das gravações sejam novas, mas não necessariamente que as obras interpretadas também sejam. Já nas categorias de canção, regravações não são elegíveis, pois os prêmios são concedidos aos compositores. Entre essas categorias estão Canção do Ano, Melhor Canção em Língua Portuguesa, Melhor Canção Urbana, Melhor Canção Rock, Melhor Canção Pop/Rock, Melhor Canção Hip Hop e Melhor Canção Alternativa.

4. Idioma do lançamento

O Grammy Latino é uma premiação voltada para os dois principais idiomas falados na América Latina, espanhol e português, de modo que 51% das letras devem ser em uma dessas duas línguas. Se seu trabalho é cantado majoritariamente em outro idioma, ele não será elegível ao prêmio. A exceção é para línguas indígenas locais dentro de categorias como Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras – no entanto, esses casos são avaliados individualmente pela Academia.

Ainda assim, há categorias exclusivas para cada um desses dois idiomas. Há uma série de prêmios específicos para língua portuguesa e também há vários opções em que as canções devem ser cantadas em espanhol, como Melhor Álbum Pop Vocal, Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional, Melhor Álbum de Rock, Melhor Álbum Pop/Rock, Melhor Álbum de Música Alternativa, Melhor Interpretação Reggaeton, Melhor Canção de Rap/Hip Hop e Melhor Canção de Rock, além das categorias de ritmos de outras partes da América Latina.

Para os prêmios de Melhor Canção Pop, Melhor Canção Pop/Rock e Melhor Canção Alternativa, é necessário que a letra seja, pelo menos, 51% em espanhol.

5. Especificidades de categorias

EPs só podem concorrer dentro de categorias de álbuns caso tenham a partir de 5 faixas, de acordo com o regulamento da Academia.

As categorias denominadas Urbanas (como Melhor Álbum de Música Urbana e Melhor Canção Urbana) são para lançamentos de rap, reggaeton, hip hop, R&B, funk brasileiro, trap e dancehall.

As categorias de Música Alternativa são para lançamentos de proposta vanguardista, que utilizem novas tecnologias ou técnicas de produção, com possíveis elementos de Rock, Pop, R&B, Dance, Folk, Reggae e estilos de música clássica.

As categorias Tropicais são voltadas para gêneros como Merengue, Bachata, Son, Danzon, Guaracha e Bomba.

A categoria Melhor Álbum de Jazz Latino é voltada para gravações que contenham elementos fundamentais de Jazz Latino, porém o Comitê de Jazz poderá aceitar a inclusão de gravações com elementos básicos de Jazz, podendo compreender variações do Jazz Afrocubano, Filin, Bossa Nova, Samba-Jazz, Fusion Jazz, Jazz Contemporâneo oi outros movimentos de jazz, bem como performances similares ao Jazz que tenham elementos rítmicos latinos básicos ou uma conexão latina significativa. Todas as produções inscritas passarão pela revisão e votação de um comitê específico para serem admitidas.

6. Envio de peças físicas

Em anos anteriores, a inscrição em cada categoria demandava o envio de 1 a 3 peças físicas (CD ou vinil) para o escritório da Academia Latina, em Los Angeles. Em 2020, devido à pandemia do Covid-19, a inscrição para as principais categorias musicais passou a ser feita por processo online, necessitando apenas que os produtos estejam disponíveis nas plataformas digitais.

No entanto, categorias como Projeto Gráfico, Melhor Álbum de Engenharia de Gravação, Produtor do Ano e Vídeo Musical Versão Longa ainda demandam o envio de peças físicas. Por esse mesmo motivo, a Tratore não está inscrevendo produtos para essas categorias em 2020.

7. Meu trabalho está inscrito. Posso dizer que estou indicado/a ao Grammy Latino?

Ainda não. Há dois ciclos de votação dentro do processo do prêmio. Após a revisão de todos os produtos e checagem da elegibilidade, forma-se uma primeira lista (long list), que será votada pelos membros da Academia em agosto. A partir dos produtos que se destacaram nessa primeira leva, saem os indicados finais, que serão novamente votados pelos membros em outubro, com os vencedores anunciados em novembro, durante a cerimônia de premiação. É importante ressaltar que essas votações não são públicas e a Academia não divulga nenhum tipo de lista de membros.

8. Mais do que um prêmio de qualidade musical, é um prêmio de mercado

É importante lembrar que o Grammy Latino é um prêmio escolhido por pares do mercado da música. Dentro dos membros da Academia Latina estão desde artistas a jornalistas e representantes de gravadoras. Em categorias muito concorridas, o mais provável é que álbuns e canções que tenham tido grande alcance de público ou reconhecimento da imprensa especializada sejam priorizados. No entanto, como todos os trabalhos ficam disponíveis para audição dos membros, sempre há chances de surpresas, sobretudo nas categorias de recortes mais especializados.

9. Estou indicado/a! Ganho ingressos para a cerimônia?

Não, os ingressos são comprados junto à Academia, que faz contato com os representantes de cada artista indicado para saber do desejo de comparecimento à cerimônia. A Academia também não custeia voos ou hospedagem para os indicados.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s