Conheça 4 novos recursos do Facebook e Instagram que melhoram o contato com o seu público

Captura de Tela 2020-05-27 às 10.17.39

por David Dines

Com o distanciamento social, as redes viraram a grande forma de conexão entre pessoas e iniciativas, especialmente levando em consideração segmentos como o da música, no qual a interação ao vivo sempre foi importante. O Facebook, dono do Instagram, lançou os primeiros recursos de uma série de novas funções durante este período, para otimizar ações e aproximar sua rede de contatos. Conheça:


1. Lives no Instagram agora podem ir automaticamente para o IGTV

Antes, ao fim de uma live, o usuário tinha que escolher entre salvar o vídeo no seu dispositivo, deixá-lo disponível por 24 horas ou descartar o material. Atendendo aos pedidos de muitos que estão utilizando a ferramenta durante o período de isolamento social para shows, aulas, rotinas de exercícios, conversas e entrevistas, a função de mostrar temporariamente a live no seu perfil foi substituída pela inclusão automática no IGTV. Também é possível escolher uma capa para este vídeo a partir das imagens do seu dispositivo.

Captura de Tela 2020-05-27 às 10.23.06

2. Lives agora também podem ser assistidas de computadores, não apenas celulares

Para assistir, basta acessar sua conta usando seu navegador e escolher a live como no seu celular. É possível comentar e curtir normalmente, mas, nesta versão, os comentários não ficam sobre a imagem de quem transmite, mas disponíveis no lado direito da tela.

3. Faça uma festa/apresentação virtual usando o Facebook Messenger Rooms

O recurso é basicamente uma versão melhorada das chamadas de vídeo do Messenger, mas permite que sejam incluídas até 50 pessoas e sem limite de tempo, sendo uma opção para quem tem organizado festas e shows virtuais utilizando aplicativos como o Zoom.

Os participantes podem abrir suas câmeras e usar o microfone ou dispositivo de áudio integrado ao dispositivo para interagir. O moderador da sala pode definir a função da sala (como “happy hour”) e quem participa ou não da sala virtual. Caso você a torne pública, ela aparecerá no topo do Feed de Notícias para toda a sua rede, de modo que é uma ótima oportunidade caso você tenha um público cativo dentro da plataforma. É também possível enviar um link aos convidados, que não necessariamente precisam ter uma conta do Facebook para participar.

Captura de Tela 2020-05-27 às 10.24.27

4. O Instagram agora possui um recurso “Challenge” nos stories

Assim como no TikTok e outras plataformas, em que os desafios em vídeo fazem grande sucesso, com usuários desenvolvendo coreografias ou ações engraçadas, agora é possível incluir um adesivo de Desafio (ou Challenge) nos stories do Instagram, acessado pela galeria de figurinhas.

Dentro do recurso, você poderá escolher o desafio em um menu e marcar um amigo para participar da brincadeira. O usuário receberá uma mensagem direta, permitindo resposta imediata à brincadeira.

Também é possível participar de um desafio tocando no adesivo quando visualizá-lo em um story, seja ele de algum amigo ou não, e selecionar a opção de “Experimentar”. Ao tocar no sticker, também será possível visualizar todos os stories participantes daquele desafio.

Este recurso ainda é válido apenas para desafios que já constam no sistema do Instagram – não é possível, no momento, criar o seu próprio desafio para dividir com as pessoas. De toda forma, é uma maneira de engajar-se com ações de alcance global e, usando de um pouco de criatividade, chamar um pouco mais de atenção do público na plataforma, para que se aproxime de você e interaja com seu conteúdo.

Captura de Tela 2020-05-27 às 10.26.00

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s