4 dicas para lançar uma série de singles

pexels-photo-3767420

por David Dines

O lançamento de singles traz a possibilidade de trabalhar diferentes faixas junto ao público e a outros entes da cadeia da música. No entanto, que práticas são importantes para que o resultado desses lançamentos seja benéfico para o artista? A Tratore tem algumas dicas:


1. Observe o comportamento do seu público

Defina a periodicidade dos seus lançamentos levando em conta a resposta do público. Esse é o principal dado estratégico. Para isso, é importante estar atento/a às suas métricas nas principais plataformas de streaming. É bom observar o gráfico da interação conforme os dias e semanas se passam, para poder entender quando o interesse sobre aquela faixa começa a cair e encontrar o momento adequado para lançar outra canção.

Dito isso, lançamentos semanais são pouco recomendados, não apenas devido aos ciclos algorítmicos e editoriais das plataformas, mas também por ter a grande possibilidade de um ritmo acelerado demais para seus fãs acompanharem com atenção. Uma periodicidade quinzenal pode funcionar, dependendo do caso. Um prazo de 30 a 45 dias entre cada lançamento funciona bem para vários artistas.

2. Ter diferentes versões de uma mesma faixa é uma boa ideia

Caso você tenha uma faixa prioritária, vale a pena lançar mão de gravações dela com diferentes arranjos. Valem versões acústicas, remixes, ao vivo, com participações especiais e re-imaginadas de qualquer forma que julgar interessante. É uma maneira de manter aquele lançamento em um lugar especial com novos sabores para o público. O importante é você observar a resposta dos seus ouvintes e conduzi-los bem na jornada dessa música.

Esses lançamentos, quando pensados estrategicamente, também podem abrir portas para outros recortes de público conhecerem o seu trabalho artístico. Isso pode ser feito promovendo ativamente para uma audiência diferente nas redes sociais e no YouTube, além de poder entrar em playlists diferentes nos serviços de streaming, sejam elas editoriais, algorítmicas ou feitas por usuários. De toda forma, há uma oportunidade para ampliar sua base de fãs, de modo a ainda destacar a faixa em que você mais aposta.

3. Não lance singles (ou outros produtos) no mesmo dia

Quando você lança mais de um produto na mesma data, eles estarão competindo entre si por atenção e um levará a melhor, inevitavelmente. Claro, há exceções pontuais à regra, mas o ideal é, para valorizá-los igualmente em termos de oportunidade, lançá-los separadamente.

4. Quantos singles lançar antes de um álbum?

Depende de vários fatores: o quanto você consegue prender a atenção dos seus ouvintes com cada música isolada, a sua narrativa geral, e o quanto está disposto/a a investir promocionalmente nessas faixas. Se cada uma delas contará com uma estratégia e ativação especial de público, influenciadores e imprensa, pode valer muito a pena lançar vários singles.

É importante também colocar na balança se revelar muitas canções de um EP ou álbum antes do lançamento é algo que traz uma atenção gradual e maior sobre o que está por vir ou se chega a prejudicar o trabalho, diminuindo o impacto da obra completa. Não há resposta pronta – é importante observar cada caso.

Neste momento, em que os destaques editoriais nas plataformas priorizam conteúdos novos, é importante pensar em lançar algumas das principais faixas antes, pois é possível que não se consiga o mesmo tipo de foco promocional no streaming depois do lançamento. Um ou dois singles funcionam bem para a maioria dos artistas, mas é possível assumir maiores riscos.

É importante também que o álbum resultante dessa série de singles também tenha pelo menos uma ou mais faixas inéditas, ou pode não receber a devida atenção pelas equipes editoriais das plataformas digitais. Por exemplo, no Spotify for Artists não é possível sugerir aos editores gravações que já tenham sido lançadas previamente, mesmo quando dentro de um novo produto.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s