Como funciona o TikTok?

Captura de Tela 2020-06-10 às 10.13.41

por David Dines

Um dos aplicativos mais famosos no mundo inteiro, o TikTok chegou com força ao Brasil em 2019, com a música como força motriz e impactando principalmente um público jovem. Quer entender como a plataforma funciona e quais são os usos possíveis de música por lá? Saiba mais:


O que é o TikTok?

O aplicativo, que pertence à companhia ByteDance, surgiu na China em 2016 com o nome Douyin e, em 2017, começou a ganhar atenção internacional como musical.ly. Em outubro de 2018, tornou-se o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos e hoje está disponível em mais de 150 países e 75 idiomas, com mais de 1 bilhão de usuários.

O TikTok tem seu foco no compartilhamento de vídeos de 15 segundos que utilizem música em segundo plano. As canções são escolhidas a partir de um banco de dados que a plataforma disponibiliza ao usuário. Pode-se editar o material usando filtros e acelerando ou desacelerando a gravação. Também é possível fazer transmissões ao vivo e sincronizar a publicação de vídeos com outras redes sociais.

Como a música é geralmente usada no TikTok?

Como uma plataforma de vídeos muito curtos, é um excelente espaço para a criação de memes, que podem impulsionar a viralização de uma canção – vários sucessos internacionais no último ano surgiram a partir desse uso.

Com isso, o TikTok é um ótimo ambiente para usos bem-humorados das canções, para a criação de desafios, incentivando outros usuários a realizar uma ação sob uma hashtag compartilhada, e também coreografias, dublagens e duetos cantados com outros usuários, quando as canções estão disponíveis em modo instrumental.

A Tratore entrega minha música para o TikTok?

Sim! Se você distribui seu catálogo com a Tratore, ele deve estar disponível no aplicativo também. Caso tenha alguma dúvida ou queira definir uma nova minutagem para os trechos de música que constam na plataforma, mande um e-mail para contato@tratore.com.br.

Meu conteúdo musical é monetizado dentro do TikTok?

Neste momento, não. A única forma de monetização dentro do aplicativo neste momento é por meio de propagandas dentro dos vídeos, o que é alinhado principalmente entre marcas e criadores. É possível que haja novidades em um futuro próximo. No entanto, a ByteDance está lançando sua própria plataforma de streaming, o Resso, já presente em alguns países em versão beta e que funciona com a mesma lógica de monetização dos principais serviços de música.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s