Como incluir suas letras no Spotify?

spotify-lyrics-app-novidades-musicas

por David Dines

O Spotify liberou, na manhã da última terça-feira (30 de junho), um novo recurso que mostra para usuários de celulares e tablets as letras das músicas que escutam na plataforma. É uma nova parceria do serviço de streaming com o Musixmatch, que também sincroniza letras com os stories de Instagram e Facebook, e está disponível para 26 países da América Latina e Sudeste Asiático neste momento. Entenda como acessar o recurso e fazer com que suas letras apareçam por lá de modo sincronizado:


Para utilizar o recurso, é preciso estar com uma versão atualizada do Spotify no seu dispositivo móvel. Primeiro, coloque qualquer música para tocar e clique na barra inferior. Na janela da música, aparecerá uma caixa colorida com a letra na parte de baixo. Para conseguir ler, arraste para cima. Clicando sobre a caixa da letra, ela aparecerá em uma versão em tela cheia. Há faixas em que aparecerá um destaque para o trecho cantado conforme a música é tocada, e outras em que só constará a letra na íntegra.

O Musixmatch, parceiro do Spotify na inclusão dessas letras, é um portal que funciona por meio de validação por crowdsourcing. Qualquer usuário pode acrescentar letras, que passam por um processo de aprovação junto a outros usuários. Uma vez validada por uma massa crítica, a letra é enviada às plataformas parceiras.

No entanto, é recomendado que você entre com um pedido para tornar-se artista verificado dentro do MusixMatch, para que seus envios de letra sejam tratados como prioridade e não precisem entrar no fluxo normal de aprovação, sendo considerados informações oficiais de maneira imediata. Para solicitar a verificação, acesse: https://www.musixmatch.com/verify-artist

Para sincronizar as letras conforme a faixa é executada, o que também vale para os stories do Instagram e Facebook, é necessário baixar o aplicativo do Musixmatch para seu computador ou dispositivo móvel. Uma vez feito o login, basta abrir o Spotify e executar uma faixa cuja letra já está incluída no Musixmatch. Ela aparecerá na íntegra e estará disponível uma função chamada “Sync Lyrics” (sincronizar letras). Uma vez selecionada, os versos da música aparecerão junto a indicações de tempo. Então, basta executar a música novamente e clicar no espaço indicado no início de cada verso.

Caso você tenha alguma questão relativa à liberação do acesso ao Musixmatch, homônimos na plataforma, faixas que não constam por lá e outras dúvidas, o atendimento é feito pelo e-mail artists@musixmatch.com (em inglês).

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

3 comentários sobre “Como incluir suas letras no Spotify?

  1. Ansellmo Deremita disse:

    Boa noite! Muito bom! Mais um recurso de primeira grandeza, para ser utilizado por todos que vivem da arte musical.
    Ansellmo Deremita
    Produtor Musical
    Cantor/Compositor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s