Facebook e YouTube apresentam novas ferramentas de monetização para artistas

superchat

por David Dines

Com a presença online sendo a única forma de um artista manter-se em atividade durante o distanciamento social, o Facebook e o YouTube apresentaram nos últimos dias algumas novidades que ampliam as possibilidades de monetização para criadores. Conheça:


O Facebook lançou o recurso de assinatura de fãs, no qual seu público pode se inscrever e contribuir mensalmente, recebendo acesso a conteúdo não-musical exclusivo, como perguntas e respostas, vídeos de bastidores e outros. A ferramenta está aberta para Brasil, Austrália, Canadá, Estados Unidos, México, Reino Unido e Tailândia no momento. Para ser elegível à assinatura de fãs, é necessário que sua página tenha 10 mil seguidores ou mais de 250 visualizadores que retornam. Também é necessário que a fanpage tenha tido 50 mil engajamentos com as publicações ou 180 mil minutos assistidos nos últimos 60 dias. Para inscrever-se, clique aqui.

Para outro recorte de países, que ainda não inclui o Brasil, o Facebook também liberou a função de envio de Estrelas nos comentários de um vídeo, no qual os criadores recebem 1 centavo de dólar para cada estrela recebida. A função é um recurso para que os fãs possam recompensar os artistas que seguem. Os criadores nos seguintes mercados poderão se inscrever para ter um acesso beta aqui.

No caso do YouTube, além da monetização possível por meio de anúncios, a plataforma está abrindo para criadores da música recursos que antes estavam disponíveis para outros tipos de usuários. São eles o Super Chat, que permite que os fãs comprem uma postagem colorida de preços variados para se conectarem com os artistas ao vivo, e os Super Stickers, que são adesivos animados que cumprem a mesma função. Ambas as ferramentas podem ser usadas em lives e estreias. São fontes a mais de recursos para artistas que tenham a partir de 10 mil seguidores em sua página, publiquem conteúdo não-infantil e tenham um canal monetizado diretamente, uma vez que essa arrecadação vinda do público segue para o criador pelo AdSense. A página de ajuda do YouTube fornece orientações sobre como ligar o recurso e administrá-lo aqui e aqui.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s