Como preparar seu Zoom para uma live ou sessão criativa

1

por David Dines

Com o uso cada vez maior de aplicativos de videoconferência para diversos fins, de reuniões de trabalho a shows e festas, o Zoom tem ganhado grande popularidade entre a comunidade da música devido aos recursos disponíveis já a partir do plano gratuito. Compilamos algumas orientações básicas para quem deseja usá-lo para apresentações, gravações à distância e outras empreitadas criativas. Confira:


1. Compartilhamentos de câmera, microfone e tela

Durante uma transmissão via Zoom, cada participante pode controlar a transmissão do seu áudio e do seu vídeo nos dois primeiros ícones da parte de baixo, à esquerda. Ali pode-se tanto liberar ou fechar o sinal quanto controlar o volume de som do microfone. Para uma sessão criativa com poucas pessoas, é ótimo deixar ambos os sinais abertos, permitindo um fluxo livre para interações. Porém, numa apresentação, é bom pedir às pessoas para que, pelo menos, desliguem seus microfones a maior parte do tempo, para que o áudio do artista seja transmitido com maior qualidade e a chamada seja feita de maneira mais leve, com menos latência.

No botão de seta que existe ao lado do recurso Compartilhar Tela, também é possível liberar outros participantes para transmitirem a tela de seus dispositivos – recurso esse que, a princípio, fica disponível apenas para o anfitrião. Com isso, clicando no ícone Compartilhar Tela, os usuários poderão escolher transmitir uma janela ou aplicativo específico, dentro da seção Básico, ou a tela toda, a primeira opção dentro do menu Avançar. Esse recurso pode ser importante para mostrar uma apresentação ou compartilhar um processo a partir do computador de um dos usuários.

2. Compartilhamento de áudio do computador

Para liberar o áudio que vem do seu computador, e não apenas do microfone do seu computador, clique no ícone Compartilhar Tela, depois Avançar e selecione Somente som de computador. Com isso, dá para os participantes ouvirem com boa qualidade todos sons que vierem do dispositivo, tanto da sua DAW (como o Ableton Live, FL Studio, Logic, etc.) quanto quaisquer outros sons, inclusive vindos da sua interface de áudio, de serviços de streaming, abas de navegador, etc.

A DAW, além de ser um recurso feito para produção musical, também pode ser utilizada para a mixagem do áudio que vai para a sua transmissão, no caso de uma apresentação. Com ela, você pode controlar equalização, compressão e colocar efeitos em todos os canais que serão usados. Para que o áudio da DAW seja inserido na chamada de Zoom, é importante checar se a sua saída está direcionada para ZoomAudioDevice ou System Setting, que é o padrão do sistema.

É comum que essa saída de áudio se sobreponha a outros microfones de computadores e celulares, de modo a dificultar interações feitas na hora. Enquanto algum áudio está sendo executado por esse recurso, também é possível usar a caixa de bate-papo para comentários, interagindo com todos os participantes ou especificamente com um deles.

Lembre-se de que uma transmissão sempre tem latência, portanto não é possível ter sincronização perfeita com o áudio e vídeo de outra pessoa em tempo real. Sempre haverá um pequeno atraso, que pode ser maior ou menor. Da mesma maneira, a transmissão de áudio numa chamada de Zoom sempre terá alguma perda de qualidade. Portanto, se a reunião também for usada para direcionar uma gravação de voz ou instrumento, por exemplo, o ideal é que esse áudio esteja sendo gravado na fonte, em vez de contar apenas com o sinal da transmissão.

3. Gravação de tela e áudio

O Zoom difere de alguns dos seus concorrentes pelo fato de o seu módulo gratuito disponibilizar a gravação da chamada, recurso ótimo para registrar aquela apresentação ou aquele processo. Para isso, basta selecionar a função Gravar. Ao fim da transmissão, o Zoom converterá o arquivo em .mp4 e você poderá escolher onde salvar dentro do seu dispositivo.

4. Limitações do módulo gratuito

O Zoom apresenta quatro diferentes planos de assinatura, mas é importante notar que o plano gratuito disponibiliza para o usuário uma sala de reunião virtual como anfitrião, com limite de 100 participantes e 40 minutos de duração para cada transmissão.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s