Entenda como organizar os níveis de acesso ao Spotify for Artists

por David Dines

O Spotify for Artists é uma plataforma para que artistas e suas equipes tenham acesso direto a métricas e atualizem informações e imagens em suas páginas no Spotify. É possível conceder acesso a esses dados em diferentes níveis para as pessoas que trabalham com você. Entenda como:


Se você ainda não tem acesso ao Spotify for Artists, reivindique por meio do site https://artists.spotify.com. No processo, será pedido o vínculo com o Twitter ou outra rede social do artista, para facilitar a verificação. Também será necessário vincular esse acesso a uma conta de usuário do Spotify, que pode ser de qualquer modalidade (gratuita, paga ou família). A única recomendação que a plataforma faz é que esse usuário não esteja sincronizado a uma conta do Facebook, pois pode haver problemas com o acesso caso o perfil seja apagado ou restrito.

Se você é membro de uma banda, pode ser melhor criar um usuário da banda no Spotify para essa reivindicação – até porque, quando você puder subir playlists oficiais para a página de artista, elas estarão no nome da banda, e não de um membro da equipe.

Uma vez com o acesso permitido, o primeiro usuário vinculado ao artista entra como Administrador. A partir daí, é possível destinar diferentes níveis de acesso a outros colaboradores. 

Dentro do Spotify for Artists, clicando no botão de reticências à esquerda no topo do menu, você encontrará a função Manage Team (Administrar Equipe). Para convidar outros usuários, é necessário clicar, depois, em Invite (Convidar). Você precisará cadastrar a pessoa por nome e sobrenome, e-mail, função e empresa, e então definir o nível de acesso dela no sistema.

O Administrador é o nível principal de acesso. Com ele, o usuário tem o poder de organizar a equipe, incluindo e retirando pessoas e controlando seus níveis de acesso, além de modificar livremente o conteúdo do artista no sistema, incluindo pitches para playlists, Escolha do Artista (Artist’s Pick), Escolha do Artista para Captação de Recursos (Artist’s Fundraising Pick) e também imagens, textos e afins na página no Spotify. O Administrador também tem acesso a um registro de modificações feitas no sistema por outros membros da equipe.

Logo abaixo na hierarquia, há o nível Editor, que pode editar livremente o conteúdo do artista, mas não tem controle sobre o restante da equipe. Esses dois níveis têm acesso aos dados analíticos integrais dos lançamentos do artista.

E, completando as opções, há o nível Viewer (visualizador), que pode apenas ver o conteúdo que foi liberado para ele no sistema. Esse usuário não consegue ver, por exemplo, os produtos que estão para serem lançados e os pitches de playlists feitos por outros membros da equipe.

É possível e desejável que o time do artista no Spotify for Artists seja composto por vários usuários de diferentes níveis de acesso – com a possibilidade, inclusive, com vários Administradores ao mesmo tempo -, tornando aquele ambiente um lugar vivo, tanto no sentido de atualizações visuais quanto de utilização dos dados para ações e decisões estratégicas para a carreira.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s