Qual é a diferença entre alcance, impressão e engajamento?

por David Dines

Muitos artistas que gerenciam suas próprias redes sociais às vezes realizam impulsionamentos sem entender muito bem como vão chegar em mais pessoas, bem como monitorar os resultados. Três conceitos importantes a se avaliar na sua estratégia de mídias sociais são os de alcance, impressão e engajamento. Entenda o que cada um quer dizer:


1. Alcance

É o número de pessoas que viu o seu conteúdo, portanto, uma medida de público efetivo e do quão longe vai a sua difusão. Se determinada postagem sua teve 32 alcances em um dia, isso quer dizer que 32 pessoas tiveram contato com ela. 

O alcance é a métrica a ser priorizada quando você busca aumentar o seu público, mas precisa ser contextualizada com outros elementos para que a ação tenha o efeito desejado. Uma ação orgânica que pode promover um aumento de alcance é o uso de hashtags. Experimentar diferentes horários e dias de publicação também pode influir no alcance do seu conteúdo. E a criação de anúncios, claro, também pode expandir o seu alcance – mas é importante segmentar bem o público-alvo para que o engajamento seja bom.

2. Impressão

É a quantidade total de vezes que o seu conteúdo foi exibido, à parte do número de pessoas alcançado. Se uma pessoa viu seu conteúdo três vezes, as três serão contabilizadas como impressões.

É normal que uma pessoa seja exposta a múltiplas impressões de um determinado conteúdo. Por exemplo, um post no Facebook ou no Twitter pode aparecer uma vez no seu feed a partir da publicação original e outra quando um amigo compartilha. Um reel de Instagram pode ser visto uma vez no campo de busca, outra quando um amigo compartilha nos seus stories e outra quando você acessa o feed do criador original. Sem falar no incremento de impressões que acontece quando você impulsiona um conteúdo – ou quando ele viraliza. Por esse motivo, essa é a métrica que geralmente apresenta os maiores números.

3. Engajamento

Representa o nível de interação alcançado por um post ou página. Sua fórmula básica é interações divididas pelo alcance. Em interações, podemos incluir likes, reações, compartilhamentos, comentários, cliques, salvamentos e todo tipo de ação possível ao público em cada plataforma.

É a principal métrica qualitativa dentro das redes sociais. Com ela é possível saber o nível da relação do seu público com o seu conteúdo, e também conhecer mais sobre o comportamento e a demografia dos seus seguidores, batendo essas informações com outras métricas.

O engajamento é relativo e depende do objetivo – por exemplo, é possível analisar o desempenho de uma postagem de acordo com seu desempenho específico, em relação ao número de seguidores do seu perfil ou avaliar o desempenho em relação a uma outra campanha. Cada recorte trará uma percepção diferente de engajamento.

Ter um bom desempenho nessa métrica também fará com que os algoritmos entreguem seus posts para mais pessoas – e, por consequência, isso aumentará tanto o alcance e quanto as impressões na plataforma.

Se alcance e impressões estiverem baixos, você deve verificar se o conteúdo postado é de boa qualidade e se seu perfil está agradando ao público que te segue. Se o engajamento estiver baixo, talvez você esteja falando para um público que não é o seu ou comunicando de uma maneira que não se aproxima de quem está tendo contato com seu trabalho, de modo que esses seguidores não estão sendo fidelizados com o seu conteúdo. Todos esses dados precisam ser alinhados, e mudar uma estratégia em uma dessas frentes pode impactar nas demais.

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