Conheça o Resso, plataforma irmã do TikTok

por David Dines

A ByteDance, empresa de tecnologia dona do TikTok, lançou este mês no Brasil sua mais nova empreitada. Trata-se do Resso, plataforma de streaming de música que se alinha aos modelos das principais lojas digitais, mas que se diferencia por sua experiência centrada no usuário. Conheça a plataforma, para a qual a Tratore já distribui:


Além de um serviço de streaming, o Resso atua de muitas maneiras como uma rede social. O ouvinte está no centro da experiência, podendo participar de uma comunidade na plataforma ao poder postar letras de músicas em um feed para a comunidade da plataforma, fazer comentários sobre as faixas, seguir amigos, escolher o fundo da tela durante a execução de uma música, entre outras ações. A interface é bastante parecida com a do TikTok, permitindo uma rolagem infinita em suas diversas seções para descobrir novas músicas. Em sua nova versão, o TikTok também apresenta atalhos para executar músicas no Resso.

A plataforma também se diferencia por focar no entendimento algorítmico do gosto do usuário, focando exclusivamente em recomendações automáticas e personalizadas em vez de dar destaque a escolhas editoriais da própria plataforma. Tanto nas playlists quanto nas sugestões individuais de faixas, é a inteligência artificial do Resso que irá fazer a seleção de acordo com o gosto do ouvinte. 

Entre suas seções destacam-se Mix Diário (com faixas conhecidas e em ascensão na plataforma), Seu Radar (geralmente com artistas menos conhecidos), Novidades, destaques de gêneros musicais, climas (Romântico, Festa, Feliz, Acordando, Bem Chill, Malhação, Nostálgico, Viajando, Churras, Praiano, Sk8er) e recortes inovadores, como Karaokê, Só as Mina (apenas artistas mulheres) e Só as Mana (apenas artistas LGBTQIA+). Também há seções de Paradas e destaques que vêm do TikTok.

As letras de músicas nas plataformas são sincronizadas com o banco de dados do LyricFind, empresa com que a Tratore tem acordo.

O Resso segue um modelo freemium de mercado, oferecendo tanto uma versão gratuita com anúncios onde as músicas podem ser tocadas com qualidade 128 kbps, quanto uma versão premium com música a 256 kbps, com o valor mensal de R$ 16,90. O Resso está disponível para Android e iOS, ainda sem opção para desktop. A plataforma está disponível para Brasil, Índia e Indonésia no momento, com mais territórios a serem anunciados em breve.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s