YouTube anuncia fundo para criadores e artistas negros, inscreva-se até 21 de outubro

por David Dines

Neste mês, o YouTube anunciou a criação do Fundo Vozes Negras, visando a amplificar as vozes e histórias de artistas e produtores de conteúdo negros. Com um recurso definido em US$ 100 milhões, esse fundo global será usado para adquirir e produzir programação do YouTube Originals e apoiar diretamente criadores negros, inclusive no Brasil. As inscrições estão abertas até 21 de outubro de 2020. Saiba como participar:


Para ter uma chance de receber subsídios do Fundo Vozes Negras, acesse: www.youtube.com/intl/ALL_br/creators/ytbvoicesfund/. Para artistas da música, selecione a opção “Sou um artista/músico”. Em seguida, você preencherá dados pessoais, de contato, links do YouTube, informar se você tem um canal oficial de artista (OAC), e dividir um pouco do seu planejamento para entre agora e meados de 2021, além de descrever como um subsídio pode ajudar sua trajetória profissional e artística.

“O fundo é apenas uma parte do trabalho em andamento para garantir que o YouTube seja um lugar onde artistas, criadores e usuários negros possam compartilhar histórias e se sentir acolhidos”, afirma Bibiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Parcerias de Conteúdo do YouTube e líder do programa #YouTubeBlack no Brasil. “Além do nosso compromisso de amplificar vozes marginalizadas em relação aos conteúdos exibidos, estamos investindo também em mudanças nos produtos e nas políticas, para garantir o avanço da missão do YouTube de garantir que todos tenham espaço para se expressar e se mostrar ao mundo”, completa em um comunicado oficial.

Entre os projetos já incentivados pelo Fundo Vozes Negras que estrearão ainda este ano estão a série documental “Resist”, de Patrisse Cullors, co-fundadora do movimento Black Lives Matter; um especial sobre as festas de boas-vindas às HBCUs (sigla em inglês para “universidades e faculdades historicamente negras”) com participação de Lil Wayne e 2 Chainz; uma sequência do programa “Bear Witness, Take Action” (“seja testemunha e tome uma atitude”), uma série para famílias que incentiva a comunicação franca e aberta sobre temas do mundo real (“Jantar com a Família”); e uma nova série sobre saúde pública (“Barbershop Medicine”).

Disponível em quase 80 países, o YouTube Originals pode ser acessado através do próprio YouTube, com anúncios, e pelo YouTube Premium, serviço de assinatura que oferece acesso ao conteúdo sem publicidade, além dos recursos do YouTube Music.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s