Em quanto tempo receberei pelos streams da minha música?

por David Dines

Quando você distribui seus lançamentos nas plataformas pela Tratore, é disponibilizado um relatório mensal no Fonomatic com os valores das execuções em cada uma delas. No entanto, os serviços de streaming têm diferentes procedimentos de prestação de contas e pagamento, o que influi em quando os valores estarão disponíveis. Saiba mais:


As plataformas digitais fecham seus relatórios de execuções mensalmente. Contudo, vários serviços de streaming não disponibilizam a prestação de contas de maneira imediata. Alguns deles levam de dois a três meses para encaminhar o relatório, mais 30 dias para o pagamento do valor levantado no documento. Por esse motivo, o valor de um grande volume de execuções em um período determinado só irá refletir no relatório do Fonomatic cerca de três meses depois. Uma vez recebido o relatório e o pagamento das plataformas, a Tratore disponibiliza os dados e o valor no relatório imediatamente posterior, que é sempre atualizado na última semana do mês.

Dentre as principais plataformas, apenas uma encaminha a prestação de contas e faz o pagamento dos plays nos 30 dias subsequentes à disponibilização de um novo produto. A Tratore também trabalha com alguns outros serviços de streaming que são muito pequenos e específicos, espalhados por diferentes regiões do mundo. No caso destes, a prestação de contas e o pagamento pode levar até um ano, devido à necessidade de intermediários.

Vamos pegar como exemplo esta plataforma que presta contas e faz o pagamento em 30 dias. Digamos que um determinado volume de streams aconteceu no dia 15 de janeiro. A plataforma começa a calcular e fechar o mês no dia 1º de fevereiro. Os cálculos ficam prontos e são pagos até o dia 20 de fevereiro. O valor pago e reportado está a tempo de entrar no relatório publicado no fim de fevereiro pela Tratore. Dessa maneira, o valor dos streams de 15 de janeiro já está sendo reportado pela Tratore e disponibilizado para resgate no dia 28 de fevereiro, o que é o pagamento mais rápido possível.

Agora vamos analisar o exemplo de outra plataforma que segue o período de dois a três meses, caso da maioria. Da mesma maneira, vamos considerar um volume de streams que aconteceram no dia 15 de janeiro. Esta plataforma começa a calcular e fechar o mês no dia 10 de fevereiro. Os cálculos ficam prontos e são reportados no dia 10 de março, mas o pagamento só é feito 30 dias depois, no dia 10 de abril. Assim, o valor destes streams de 15 de janeiro é reportado pela Tratore e disponibilizado para resgate no dia 29 de abril.

É importante ressaltar que os números que aparecem nos sistemas das plataformas para artistas, como o Spotify for Artists e o Deezer Backstage, servem apenas para conferência imediata do número de plays. Eles não querem dizer que os valores já foram calculados, nem que a Tratore já recebeu os relatórios financeiros ou o pagamento. A própria plataforma ainda não sabe o quanto tem que pagar, uma vez que o valor depende de um rateio ainda a ser calculado na virada do mês. Portanto, geralmente, os números que aparecem nos sistemas For Artists ainda vão demorar meses até serem pagos à distribuidora.

Vale lembrar também que o valor de uma execução no streaming é flutuante, e não fixo. A quantia é definida pelo arrecadado com assinantes e publicidade em cada território, portanto esse valor pode variar de acordo com a balança da plataforma no período e com o país em que sua música está sendo ouvida. Plays gratuitos para usuários, remunerados por publicidade, têm valores menores do que a modalidade de assinatura paga, nos casos de plataformas que disponibilizam os dois formatos.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s