Pontos positivos e desafios de uma estratégia baseada em singles

por David Dines

Devido ao modo de consumir música no streaming, cada vez mais artistas focam seus esforços no lançamento de singles. Quais são os benefícios e os pontos de atenção quando a base da estratégia é divulgar uma música por vez? Saiba mais:


1. Ponto positivo: Menos custos de produção

Custear a gravação e o lançamento de uma faixa sai bem mais em conta do que o investimento necessário em um álbum. São bem menos horas de estúdio e menos tempo dedicado pelos técnicos de áudio, fazendo com que o valor dessa parte do trabalho seja reduzida a uma fração. De toda maneira, ainda haverá o custo envolvido na produção de peças visuais e promoção, mas já é um peso financeiro menor a cada lançamento.

2. Ponto positivo: Construção de periodicidade

Ter lançamentos constantes significa ter novidades frequentes para o seu público, o que possibilita que seu trabalho sempre desponte na atenção dos seus ouvintes, com novas campanhas. No entanto, vale a pena observar quanto tempo dura o pico de interação dos ouvintes a partir da data de lançamento, para que o desempenho de um single não interfira no do próximo ou do anterior.

A periodicidade varia muito entre artistas e campanhas, mas um bom parâmetro de tempo entre lançamentos é entre 30 e 45 dias. O importante é garantir que a promoção do último single realmente terminou e não vai ser atropelada pelo lançamento do single seguinte. Idealmente, esse lançamento deve ser feito a partir do momento em que nota-se que o anterior perde força.

3. Ponto positivo: Possibilidade de experimentação

É possível tratar o lançamento de cada single como um protótipo, no qual se observa a reação do público e o desenrolar da promoção para definir os próximos passos da estratégia. É possível também ousar de um lançamento para outro sem que haja consequências a longo prazo para o artista. Caso o desempenho de um single não seja o esperado, é possível pivotar rapidamente e, assim, descobrir como diferentes elementos estéticos e de comunicação são recebidos por seus ouvintes e fãs. Agindo dessa maneira, não é necessário ficar preso na promoção de todo um repertório por um longo período, caso o lançamento não esteja indo bem ou se o artista quiser explorar outros caminhos musicais.

4. Ponto positivo: Algumas demografias de público beneficiam esse tipo de lançamento

Caso o seu trabalho seja acompanhado principalmente por ouvintes jovens ou tenha um recorte mais pop/popular, a estratégia de singles costuma funcionar melhor em um primeiro momento, aproveitando uma atenção fragmentada do público diante do consumo de outros conteúdos.

5. Ponto positivo: Lógica das faixas-foco nas plataformas digitais

Todo lançamento no streaming precisa priorizar uma de suas faixas na hora do pitch (oferta) aos editores, procedimento feito na intenção de entrar em playlists editoriais e conseguir outros destaques nas plataformas. Todas as lojas digitais trabalham com esse conceito de faixa-foco, então diluir um EP ou álbum em uma série de singles pode significar uma possibilidade maior de atenção para mais faixas nesses espaços.

De toda maneira, é sempre recomendado que os singles sejam reunidos em um álbum após algum tempo, uma vez que álbuns ganham destaque maior na discografia de um artista nas plataformas digitais.

6. Desafio: A gravidade percebida em torno do lançamento

Um single tem seus desafios de promoção. Com muitos singles sendo lançados todas as semanas, é mais fácil estabelecer a gravidade de um novo trabalho para jornalistas e comunicadores quando se lança um álbum ou EP. Dessa forma, reportagens na imprensa podem ser um pouco mais difíceis no caso de singles, então o plano de ações promocionais precisa estar bem desenhado para garantir essa gravidade do lançamento – não só para o lançamento pontual, mas também para o que deve vir depois.

7. Desafio: Manutenção do engajamento do público

Manter a atenção do público e um diálogo contínuo com os fãs ao longo de vários singles é o ponto principal a ser trabalhado nesse tipo de estratégia. Se houver uma queda grande na interação e nas audições a partir de determinado momento, é bom repensar o que se está fazendo. A promoção cruzada também é essencial nesse momento, de modo a proporcionar ao público um trânsito entre as redes sociais e o ambiente do streaming.

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Um comentário sobre “Pontos positivos e desafios de uma estratégia baseada em singles

  1. Helena Elis disse:

    Olá, bom dia a todos! Tudo bem??

    Tenho oito CDs e mais alguns singles gravados. No entanto, na Tratore, subimos até o momento, um álbum autoral, que é: “Meus Delírios” e o público procura por mais faixas disponíveis para ouvir ou comprar. Haveria alguém da Tratore que faria este trabalho de subir os streamings para mim? É que não consigo realizar isto.

    Qual seria o custo? Haverá alguma promoção este ano, neste mês, para disponibilizar os álbuns ou faixas avulsas nas plataformas digitais com a Tratore?

    Muito obrigada!

    Abs

    Helena Elis

    5511 97726 3201

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