
por David Dines
Devido ao modo de consumir música no streaming, cada vez mais artistas focam seus esforços no lançamento de singles. Quais são os benefícios e os pontos de atenção quando a base da estratégia é divulgar uma música por vez? Saiba mais:
1. Ponto positivo: Menos custos de produção
Custear a gravação e o lançamento de uma faixa sai bem mais em conta do que o investimento necessário em um álbum. São bem menos horas de estúdio e menos tempo dedicado pelos técnicos de áudio, fazendo com que o valor dessa parte do trabalho seja reduzida a uma fração. De toda maneira, ainda haverá o custo envolvido na produção de peças visuais e promoção, mas já é um peso financeiro menor a cada lançamento.
2. Ponto positivo: Construção de periodicidade
Ter lançamentos constantes significa ter novidades frequentes para o seu público, o que possibilita que seu trabalho sempre desponte na atenção dos seus ouvintes, com novas campanhas. No entanto, vale a pena observar quanto tempo dura o pico de interação dos ouvintes a partir da data de lançamento, para que o desempenho de um single não interfira no do próximo ou do anterior.
A periodicidade varia muito entre artistas e campanhas, mas um bom parâmetro de tempo entre lançamentos é entre 30 e 45 dias. O importante é garantir que a promoção do último single realmente terminou e não vai ser atropelada pelo lançamento do single seguinte. Idealmente, esse lançamento deve ser feito a partir do momento em que nota-se que o anterior perde força.
3. Ponto positivo: Possibilidade de experimentação
É possível tratar o lançamento de cada single como um protótipo, no qual se observa a reação do público e o desenrolar da promoção para definir os próximos passos da estratégia. É possível também ousar de um lançamento para outro sem que haja consequências a longo prazo para o artista. Caso o desempenho de um single não seja o esperado, é possível pivotar rapidamente e, assim, descobrir como diferentes elementos estéticos e de comunicação são recebidos por seus ouvintes e fãs. Agindo dessa maneira, não é necessário ficar preso na promoção de todo um repertório por um longo período, caso o lançamento não esteja indo bem ou se o artista quiser explorar outros caminhos musicais.
4. Ponto positivo: Algumas demografias de público beneficiam esse tipo de lançamento
Caso o seu trabalho seja acompanhado principalmente por ouvintes jovens ou tenha um recorte mais pop/popular, a estratégia de singles costuma funcionar melhor em um primeiro momento, aproveitando uma atenção fragmentada do público diante do consumo de outros conteúdos.
5. Ponto positivo: Lógica das faixas-foco nas plataformas digitais
Todo lançamento no streaming precisa priorizar uma de suas faixas na hora do pitch (oferta) aos editores, procedimento feito na intenção de entrar em playlists editoriais e conseguir outros destaques nas plataformas. Todas as lojas digitais trabalham com esse conceito de faixa-foco, então diluir um EP ou álbum em uma série de singles pode significar uma possibilidade maior de atenção para mais faixas nesses espaços.
De toda maneira, é sempre recomendado que os singles sejam reunidos em um álbum após algum tempo, uma vez que álbuns ganham destaque maior na discografia de um artista nas plataformas digitais.
6. Desafio: A gravidade percebida em torno do lançamento
Um single tem seus desafios de promoção. Com muitos singles sendo lançados todas as semanas, é mais fácil estabelecer a gravidade de um novo trabalho para jornalistas e comunicadores quando se lança um álbum ou EP. Dessa forma, reportagens na imprensa podem ser um pouco mais difíceis no caso de singles, então o plano de ações promocionais precisa estar bem desenhado para garantir essa gravidade do lançamento – não só para o lançamento pontual, mas também para o que deve vir depois.
7. Desafio: Manutenção do engajamento do público
Manter a atenção do público e um diálogo contínuo com os fãs ao longo de vários singles é o ponto principal a ser trabalhado nesse tipo de estratégia. Se houver uma queda grande na interação e nas audições a partir de determinado momento, é bom repensar o que se está fazendo. A promoção cruzada também é essencial nesse momento, de modo a proporcionar ao público um trânsito entre as redes sociais e o ambiente do streaming.
Leia também:
- 4 dicas para lançar uma série de singles
- Saiba as diferenças oficiais entre single, EP e álbum
- Saiba como dividir a arrecadação do seu single, EP ou álbum com parceiros
A Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br
Olá, bom dia a todos! Tudo bem??
Tenho oito CDs e mais alguns singles gravados. No entanto, na Tratore, subimos até o momento, um álbum autoral, que é: “Meus Delírios” e o público procura por mais faixas disponíveis para ouvir ou comprar. Haveria alguém da Tratore que faria este trabalho de subir os streamings para mim? É que não consigo realizar isto.
Qual seria o custo? Haverá alguma promoção este ano, neste mês, para disponibilizar os álbuns ou faixas avulsas nas plataformas digitais com a Tratore?
Muito obrigada!
Abs
Helena Elis
5511 97726 3201