3 dicas para lançar sua música em dezembro e janeiro

por David Dines

Lançar seu novo single, EP ou álbum em dezembro e janeiro tem especificidades técnicas e promocionais, às quais vale estar atento. Conheça três dicas da Tratore para desenhar melhor sua estratégia no período:


1. Aja com grande antecedência

A virada do ano é uma época em que os departamentos de ingestão das plataformas atuam em sistema de plantão, ou seja, com equipes reduzidas. Caso você planeje lançar um trabalho nesses meses, trabalhe com mais semanas de antecedência do que o habitual, ou há o risco de seu produto não chegar a todas as plataformas na data desejada. Tenha especial cuidado com o áudio e os metadados no cadastro também, pois a demora nesse período vale para atualizações que forem necessárias.

Se você planeja lançar algo na semana do Natal, na do Ano Novo e na primeira de janeiro, certifique-se de que o cadastro para distribuição digital esteja concluído e aprovado até a segunda sexta-feira de dezembro.

2. Boa parte das playlists editoriais deixam de ser atualizadas

Os editores das principais plataformas também entram em esquema de plantão nessa época do ano, e boa parte das playlists deixa de ser atualizada no período. Caso você queira lançar um produto nas semanas de Natal, Ano Novo e a primeira de janeiro, esteja ciente de que é provável que só as playlists de novidades serão atualizadas nessas datas, reduzindo as possibilidades de destaques.

3. A partir da segunda semana de janeiro, boa possibilidade para lançamentos independentes

Janeiro é um mês em que, historicamente, há menos lançamentos de grandes gravadoras e artistas de maior gravidade de mercado. Portanto, abrem-se espaços para artistas de menor porte comercial em lugares importantes, tanto em playlists editoriais quanto na imprensa. Vale avaliar bem com a sua equipe as vantagens estratégicas do período, mas não recomendamos que acelere desnecessariamente o processo de lançamento.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s