O que preciso para fazer uma sugestão de música a editores das plataformas?

Foto: Wes Hicks

por David Dines

Seja por comunicação direta nos sistemas para artistas ou alinhando com a distribuidora, é possível oferecer sua música para os editores dos principais serviços de streaming, buscando entradas em playlists e outros destaques. Saiba o que é necessário:


  1. Antecedência

O ideal é encaminhar suas sugestões com o mínimo de 3 semanas de antecedência em relação ao lançamento – porém, quanto antes melhor. Isso porque a semana de lançamento é a mais importante do produto dentro do streaming e algumas plataformas planejam seus destaques várias semanas antes de irem ao ar – por isso é importante estar alinhado ao cronograma ideal desses curadores. Essas sugestões só podem ser feitas quando o produto já foi criado, aprovado e enviado às plataformas pela Tratore.

No caso do Spotify for Artists, continua valendo a recomendação de apresentar o pitch aos editores o quanto antes, mas o oferecimento pode ser feito até 1 semana antes de o produto chegar ao ar – o pitch em um prazo menor pode afetar a entrada em playlists algorítmicas, como o Radar de Lançamentos e Descobertas da Semana.

2. Release

É sempre importante ter um bom texto de apresentação, que aborde não só o lançamento que chega e suas inspirações, mas também contextualize a sua importância desse novo produto na carreira da banda/artista. É bom apresentar um pouco do histórico do artista, indicando pontos altos mais pertinentes até o momento, e, se possível, também descrever brevemente que ações estão previstas para depois do lançamento.

No caso do Spotify for Artists, nunca deixe o espaço de texto em branco. Utilize-o para vender o seu peixe e condense as principais informações ali, ainda que sejam poucos caracteres disponíveis.

Confira mais dicas para escrever um release aqui.

3. Fotos de divulgação em alta

É importante ter à disposição pelo menos duas opções de fotos de divulgação em alta, para a possibilidade de o artista poder estampar a capa de uma playlist, além dos possíveis usos de imprensa. O ideal é que esses arquivos estejam hospedados em uma pasta de Google Drive, Dropbox ou outra plataforma na nuvem.

Confira mais dicas sobre fotos para capas de playlists aqui.

4. Páginas de artista atualizadas

É importante para várias plataformas que os músicos estejam cuidando da aparência e da interação com suas páginas de artista. Isso não apenas melhora o desempenho algorítmico, como também prepara o público para o que chega logo menos e demonstra um alinhamento da estratégia geral de comunicação.

Saiba como atualizar as imagens de sua página de artista aqui.

5. Planejamento de promoção

No pitch aos editores, é importante desenhar em linhas gerais a estratégia de divulgação que o lançamento terá, para que possa ser entendido o impacto desejado e as possibilidades promocionais do produto em seu primeiro momento. Vale citar estratégia de imprensa (especialmente se algo relevante já estiver alinhado), redes sociais, investimentos em mídia (se for uma informação importante), ações offline e o que mais se destacar dentro desse escopo de trabalho.


No pós-lançamento, é possível alinhar com a distribuidora a apresentação de um reforço de um produto já lançado. No entanto, essas faixas têm menos possibilidade de entrada em playlists do que na semana de lançamento e precisam ser validadas por bons resultados em termos de promoção. É necessário mostrar que o artista está em uma tendência de ascensão e apontar quais esforços e investimentos estão sendo feitos não só para divulgar o lançamento, mas para trazer o seu público para ouvir o trabalho nas plataformas de streaming.

Caso tenha dúvidas a respeito, fale conosco pelo contato@tratore.com.br.

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Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

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