Como cadastrar participações especiais?

por David Dines

Uma dúvida frequente ao cadastrar seu lançamento para distribuição nas plataformas digitais é a forma com que as participações especiais aparecem. Como fazer para que determinado lançamento apareça ou não na página de artista do convidado? Entenda:


Para que “feats” ou colaborações com outros artistas apareçam como o último lançamento principal de cada um, é necessário que todos estejam como artistas principais dentro da faixa e do produto. Esse procedimento é o recomendado para singles, caso esse seja o desejo de todos os envolvidos. Fazendo desta maneira, também há um benefício indireto no processo de pitch: será possível oferecer a música aos editores do Spotify duas vezes, uma em nome de cada artista no Spotify for Artists.

Caso o artista que faz a participação não queira que o produto apareça como o seu último lançamento principal, ele deve ser cadastrado apenas como convidado. Dessa maneira, o produto passa a constar na página dele apenas na seção “Aparece em”.

Deixar os convidados como principais em faixas de EPs e álbuns não tem o mesmo efeito dos singles. Quando aparecem em faixas pontuais, esses músicos sempre aparecerão no campo padrão de participações, mesmo que constem como principais.

Outros pontos importantes a ressaltar: produtos que tenham 4 ou mais artistas principais constarão como “Vários artistas” nas plataformas digitais. Os nomes de cada um dos envolvidos só aparecerão na execução da faixa, não no nível principal do lançamento. Caso um artista convidado apareça em todas as faixas de um determinado EP ou álbum, ele deverá ser incluído como artista principal do produto, segundo as regras das lojas digitais.

Também vale lembrar que os artistas devem ser cadastrados separadamente no produto (“Artista A”, “Artista B”) em vez de juntos (“Artista A e Artista B”). Caso os artistas estejam juntos no cadastro, as plataformas criarão um artista composto e o produto não aparecerá na página do Artista A ou do Artista B, mas em uma terceira, recém-criada.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s