Qual é a diferença entre data original de lançamento e data de lançamento digital?

por David Dines

Ao cadastrar seu single, EP ou álbum para distribuição digital, o artista ou selo precisa estar atento ao preenchimento correto de dois campos de data. Saiba como incluir as informações da maneira desejada:


A data de lançamento digital é a data em que se deseja que o produto chegue às plataformas. Já a data original de lançamento indica quando o produto chegou ao público pela primeira vez, independente do seu formato. Essa informação é especialmente relevante para singles, EPs e álbuns que já foram distribuídos anteriormente em CD, vinil ou para download, mas que só agora chegam às plataformas de streaming de música.

Por exemplo: um artista lançou um álbum em 1998, mas o produto só passou a constar nas plataformas digitais em 2021. Neste caso, na data original de lançamento foi necessário incluir as informações de 1998 (incluindo dia e mês), enquanto a data de lançamento digital foi a definida pelo artista para que estivesse simultaneamente disponível em todos os serviços de streaming. Dessa maneira, o produto fica organizado corretamente na cronologia da sua discografia.

No caso de novos produtos, o ideal é que a mesma data conste nesses dois campos.

Dentro do Fonomatic, a informação de data original de lançamento pode ser definida para o produto no campo de Dados Básicos. Na seção Apresentação, haverá um campo com a pergunta “O álbum é inédito?”. Caso marque “Não, já foi lançado há algum tempo”, aparecerá um novo campo, solicitando a indicação exata dessa data. Porém, caso marque “Sim” neste campo, a data original será alinhada com a data de lançamento digital.

Já para definir a data de lançamento digital do produto, basta ir até Dados Comerciais. Lá haverá no menu Distribuição Digital, um campo com a pergunta “Quero programar uma data de lançamento digital?”. Caso marque “Sim”, você poderá escolher o dia exato em que o produto constará em todos os serviços de streaming. Sempre recomendamos a distância mínima de 2 semanas entre o término do cadastro e a data prevista para lançamento digital, para garantirmos que conste em todas as plataformas no dia desejado.

No entanto, se o artista ou selo marcar “Não”, o produto subirá para as lojas digitais o quanto antes, e, com isso, deve aparecer primeiro em algumas plataformas do que outras, de acordo com o backlog de cada plataforma. Não é possível controlar com exatidão quando irá aparecer em cada serviço de streaming. A data de lançamento original, neste caso, passa a ser definida pelo dia em que o cadastro do produto foi concluído.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s