Por que os dados do Spotify for Artists podem diferir do relatório financeiro?

por David Dines

Por meio do Spotify for Artists, os artistas acompanham com grande detalhe suas métricas de execução na plataforma. No entanto, a prestação de contas pode, às vezes, apresentar dados diferentes dos esperados em determinado período. Entenda o porquê:


1. Prazos para prestação de contas e pagamento

Como explicado neste outro post, dedicado aos ciclos de pagamentos em diferentes plataformas, o Spotify está entre os serviços de streaming que prestam contas e repassam royalties com um tempo mais espaçado, podendo haver uma diferença de alguns meses em relação à execução. Assim, é provável que um novo produto só comece a ser reportado dois relatórios depois do mês de seu lançamento, assim como qualquer pico de execuções sobre uma faixa já lançada.

2. Destaques no fim de um mês são reportados apenas no mês seguinte

Quando um produto recebe muitos plays no final de um mês, é comum que essa diferença de execução só seja reportada no relatório do mês seguinte, devido ao período de fechamento e apuração da plataforma. Por exemplo, se você lançou um single no dia 30 de março, ou nesse mesmo dia teve uma faixa inserida em uma playlist com muitos seguidores, esses dados provavelmente não estarão no relatório referente a março, mas sim no de abril.

3. Recorte de 28 dias do Spotify for Artists

Verificando o desempenho de um produto na plataforma para artistas, pode-se ver que o período mais próximo de um recorte mensal é o dos plays nos últimos 28 dias – o que difere do período estabelecido pela plataforma nos seus pagamentos. Assim, dependendo do dia de consulta, o repasse sobre parte dessas execuções só será feito no relatório referente ao mês seguinte.

Essa variação dos últimos 28 dias também impacta outros dados públicos do artista dentro do Spotify, como número de seguidores mensais e ranking das faixas mais executadas.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s