O que é uma edição deluxe?

Versão deluxe do album “Abbey Road”, dos Beatles

por David Dines

Formato utilizado há várias décadas para reedições de álbuns físicos, as versões deluxe também vêm ganhando espaço nas plataformas digitais. Mas o que, afinal, define uma edição deluxe e qual pode ser seu uso estratégico para os artistas?


O termo define álbuns que tenham sido lançados há algum tempo, mas que agora chegam com adições à lista de faixas, trazendo gravações inéditas, demos, versões alternativas, feats, remixes e gravações ao vivo. Ou seja, as faixas originais estão de volta, somadas a tudo aquilo que contextualiza o trabalho e foi cortado ao longo do processo de feitura, além de algumas novidades que mudam a percepção do disco.

A arte da capa também pode ser um diferencial de uma edição deluxe, facilitando a identificação dessa versão por parte do público. E, além do digital, também pode ganhar novos suportes físicos, como vinil, CD e K7, caso o artista ou selo assim deseje – especialmente caso seja possível disponibilizar embalagem e materiais de qualidade superior, para fazer justiça ao nome “deluxe”.

Todo e qualquer artista pode fazer uso estratégico de uma versão deluxe, ainda que apenas digitalmente. A intenção primeira de um álbum desse tipo é proporcionar uma experiência mais profunda a quem já se conectou com o trabalho. No entanto, esse formato permite prolongar a atenção sobre o material junto a fãs, ouvintes casuais e outras frentes de divulgação, possibilitando uma nova chance de espalhar a palavra sobre o disco e conectar com mais pessoas.

Nas plataformas digitais, é possível escolher uma das novas faixas como música de trabalho e oferecê-la aos editores das plataformas, como no Spotify for Artists, por exemplo. Trabalhando todas as frentes de comunicação de maneira semelhante a um produto inédito, esse tipo de ação pode beneficiar o álbum com um novo ciclo de visibilidade, valorizando o seu repertório e posicionando-o como peça importante dentro do catálogo do artista.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s