Como é feita a troca de códigos ISRC em um produto?

por David Dines

Ao subir seu material com a Tratore, há a opção de cadastrá-lo com um código ISRC temporário. Essa opção é destinada a quem tem pressa na distribuição do produto e ainda não está regularizado em uma associação de autor vinculada ao ECAD. Uma vez de posse do código definitivo, ele pode ser trocado junto à distribuidora nas plataformas. Entenda como:


Primeiro, para quem não sabe, o ISRC é uma espécie de CPF de uma determinada gravação, que determina quem é o dono daquele fonograma (produtor fonográfico) e os demais envolvidos (intérpretes, músicos acompanhantes, etc.).

Atualmente, o processo de troca de ISRCs nas plataformas é feito por meio de uma duplicação do produto, para que se mantenha o número público de plays e as inserções em playlists. É necessário que o artista cadastre o single, EP ou álbum outra vez, com os ISRCs definitivos e um novo código de barras, mantendo todas as demais informações e arquivos como antes. Pedimos que, no ato do cadastro, inclua no título o termo “[NOVO]”, para que possamos fazer o processo mais rapidamente. A partir do momento em que o produto novo passa a aparecer mesclado com o anterior no streaming, como uma nova versão, temos a confirmação de que a transferência do número de plays e popularidade das faixas foi feita com sucesso. A Tratore poderá, então, realizar o takedown (retirada do ar) do produto antigo. Caso ainda não seja reconhecido como uma “nova versão”, precisaremos revisar o produto, até todas as informações apareçam corretamente.

Esse é o mesmo processo realizado, por exemplo, em casos de transferência de distribuidora, para que não haja perda das informações anteriores de execução. Nesse processo, o mais importante é que os arquivos das faixas sejam exatamente os mesmos, sem mudanças de mix, master ou minutagem. Caso não seja feito dessa maneira, os plays podem voltar a zero e as faixas sumirem das listas às quais foram adicionadas num primeiro momento.

As plataformas de streaming de música não utilizam o ISRC como informação prioritária para pagamentos, apesar de sempre ser importante que os dados estejam corretos em todas as frentes do produto. Dentro das lojas digitais, o mais significativo é que as informações autorais e de editoras estejam certas, e que as obras estejam devidamente cadastradas em uma associação, para que os compositores possam receber uma parcela da arrecadação junto ao ECAD. Como não há pagamento de conexos fonográficos no streaming, o montante relativo à gravação é sempre direcionado à distribuidora/gravadora, que repassa ao artista ou selo de acordo com o contrato.

De toda maneira, é muito importante que o ISRC definitivo seja emitido em algum momento, por fazer toda a diferença em outras frentes, como sincronização, licenciamentos e também execuções que remuneram não só o dono da gravação, mas também todos os outros músicos, como nos casos de TV, rádio, estabelecimentos comerciais e eventos. Sem o ISRC, essas arrecadações podem ficar presas e acordos de uso comercial podem ser impossibilitados, prejudicando os artistas na monetização do trabalho.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

2 comentários sobre “Como é feita a troca de códigos ISRC em um produto?

  1. Adailton Ferreira Luz dos Santos disse:

    Boa Tarde!
    Tenho informações no isrc do meu álbum que estão com erros.
    E eu gostaria muito de criar um novo para o disco.
    Como faço?
    E quero relançar o disco.

    Gratidão

    • Tratore disse:

      Olá, Adailton. Caso sejam ISRCs já definitivos, emitidos por um produtor fonográfico, é importante ver a possibilidade de atualização dos códigos com a sua associação. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s