Conheça duas ferramentas do Spotify para divulgação de música: cartões promocionais e Spotify Codes

por David Dines

Além dos recursos da sua plataforma for Artists, o Spotify também possui mais instrumentos promocionais à disposição de músicos e bandas. Conheça os cartões promocionais e os Spotify Codes, e incremente a sua divulgação:


Os cartões promocionais ou promo cards, disponíveis desde 2020, são uma boa ferramenta para uso em redes sociais, poupando tempo e investimento dos artistas no design de peças de divulgação. Acessando o site promocards.byspotify.com, você consegue personalizar e compartilhar cartões promocionais para perfis de artistas, músicas, álbuns, podcasts, episódios e também de uma lista seleta de playlists editoriais. Também é possível criar artes para marcos dentro do Spotify, como quando você atinge determinado número de seguidores ou entra em uma parada de músicas mais tocadas no mundo. As imagens podem ser exportadas já nos formatos de posts e stories para as principais redes. A plataforma também incentiva que os artistas marquem o perfil @SpotifyBrasil ao divulgar os cartões no Instagram, Facebook e Twitter.

Já os Spotify Codes são uma espécie de QR-code que pode ser lido pelo Spotify no seu celular e direcionar o usuário especificamente para uma página de artista, uma música, álbum ou playlist.

Para produzir a imagem de um Spotify Code, você precisa do URI da página ou produto. O URI, diferente da URL, é um código que só é lido pelo Spotify. Para ter o URI do seu produto, é necessário adaptar o link desejado para um formato específico.

Por exemplo, se você busca seu produto no Spotify e o link aparece desta maneira: https://open.spotify.com/album/5vru95SeE8oiz2633v1a5L?si=c191c01ab1d542d2 – você deve remover tudo o que aparece antes da última barra (https://open.spotify.com/album/) e a partir da interrogação (?si=c191c01ab1d542d2), e então incluir spotify:album: no início, sem espaços. O resultado será o URI do produto. O mesmo vale para canções (em que se deve incluir spotify:track: no início) e artistas (spotify:artist:).

Em seguida, você pode acessar spotifycodes.com e incluir o URI no campo disponível na página principal. Será gerada uma imagem automática direcionando para o link, personalizável em termos de tamanho, formato e cor. Os Spotify Codes podem ser usados em qualquer tipo de aplicação, mas são recomendados principalmente para flyers, posters, adesivos e outros objetos dos quais o interessado pode se aproximar e facilitar a leitura do código.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s