8 dicas para músicos no uso do TikTok

por David Dines

Uma das redes sociais que mais crescem no mundo inteiro, o TikTok, plataforma de vídeos curtos, tornou-se um lugar muito propício para artistas chegarem a mais pessoas. Confira algumas dicas de boas práticas para músicos dentro da plataforma e aproveite:


1. Interaja e seja espontâneo/a

Uma vez dentro da plataforma, é importante manter-se ativo/a, postando conteúdos originais algumas vezes por semana para que o algoritmo beneficie a exposição dos seus vídeos junto aos seguidores. É importante que seu perfil tenha uma imagem oficial, com uma foto profissional no avatar, bio e links. Curta e comente em postagens de artistas similares e fãs, construa uma presença e uma comunidade. Não se preocupe com perfeição estética no seu conteúdo – pela própria natureza da plataforma ao destacar vídeos curtos consumíveis rapidamente, o TikTok valoriza espontaneidade e autenticidade, mais do que tudo.

2. Esteja atento/a às tendências

Todos os dias tem algo novo no TikTok ganhando visibilidade e se tornando viral. Alinhar o seu conteúdo de modo a conversar com um tema ou conteúdo que está sendo muito compartilhado pode ser uma maneira de ganhar bastante atenção de usuários que ainda não te conheciam. No entanto, é importante saber que a dinâmica de visibilidade se altera muito rapidamente – um assunto que está viralizando em um dia pode deixar de viralizar no seguinte. 

3. Crie e participe de challenges

Os desafios (ou challenges) estão entre os conteúdos mais compartilháveis dentro da plataforma. Neles, um criador desafia outros usuários a realizar ou responder à ação de seu vídeo. Lançar um challenge é ótimo para engajar a comunidade que já te segue. Você também pode acessar a ferramenta Descobrir para saber que outros challenges estão sendo muito compartilhados no momento e fazer o seu vídeo, o que pode gerar mais visualizações para o seu conteúdo.

4. Crie duetos com seu público

A plataforma também possibilita que o conteúdo de um criador seja utilizado em duetos, formato esse em que o vídeo original e o derivado são apresentados juntos ao público, dividindo a tela. Tal tipo de postagem possibilita interações musicais e de outros tipos, aumentando as possibilidades de disseminação do conteúdo. Para criar um dueto a partir de uma postagem alheia, basta localizar o vídeo, clicar em Compartilhar e depois Dueto.

5. Utilize hashtags, mas com atenção

A inclusão de hashtags nas suas postagens possibilita que mais usuários cheguem até o conteúdo a partir da temática, mas busque sempre incluir tags relevantes para o seu conteúdo. Para ter um bom alcance, misture hashtags populares e virais (identificáveis na seção Descobrir) com outras específicas em relação o vídeo, sempre pensando em que público você está tentando alcançar. É bom também não utilizar muitas hashtags – 6 é uma quantidade considerada boa em uma postagem na plataforma.

6. É possível transmitir ao vivo no TikTok

Para quem tem mais de mil seguidores, o TikTok libera a função de transmissões ao vivo. O recurso pode ser utilizado de diferentes maneiras por músicos: fazer uma pequena apresentação, premiere de um novo videoclipe, canção ou álbum, perguntas e respostas, happy hour com os seguidores, ensinar o público a tocar uma canção… As possibilidades são infinitas – vai da criatividade de cada artista e do entendimento do comportamento de seu público.

7. A Tratore entrega sua música para o TikTok

Há como fazer uma busca por áudios distribuídos nas plataformas digitais para sonorizar os seus vídeos, e isso inclui todo o catálogo da Tratore. No entanto, como apenas um trecho da canção fica disponível, você pode nos informar pelo e-mail contato@tratore.com.br a partir de qual minutagem que gostaria que sua faixa constasse na plataforma.

8. Engajamento é tudo

Como em outras plataformas, seu alcance depende do índice de engajamento do seu público, medido a partir de comentários, curtidas e republicações. Dê motivos para seus seguidores interagirem com seus vídeos, capturando a atenção, se possível, já nos primeiros 3 segundos. O TikTok também possibilita compartilhar conteúdos da plataforma em outras redes sociais, algo que vale a pena numa estratégia de promoção cruzada.

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Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

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