Conheça o YouTube Shorts, nova ferramenta de vídeos curtos

por David Dines

Na última semana, o YouTube anunciou que a ferramenta YouTube Shorts agora está disponível em beta para os usuários brasileiros. O recurso possibilita a criação de clipes como os do TikTok e dos reels do Instagram, possibilitando também a inclusão de música de fundo. Conheça:


O formato do YouTube Shorts é de vídeos verticais com 15 a 60 segundos, que ficam em destaque para dispositivos móveis em menus na home e dentro de cada canal. Ao assistir um YouTube Short, o usuário pode curtir ou descurtir o vídeo, além de comentar e compartilhar.

Ao fazer o upload de um Short, o criador pode editar o material dentro da própria plataforma, selecionando takes, mudando velocidades de captação, incluindo textos e também escolhendo um fundo musical em uma ampla lista de fonogramas disponíveis – incluindo faixas distribuídas pela Tratore. As músicas são identificáveis pelo público ao selecionar um ícone na tela, pelo qual também é possível ver em quais outros shorts aquela faixa está sendo utilizada.

Esses fonogramas só podem ser utilizados em Shorts por até 15 segundos, enquanto áudios não reivindicados podem ser usados por até um minuto. Uma vez concluído o vídeo, a plataforma recomenda que inclua um título e a hashtag #shorts.

Dentro do YouTube Studio, os usuários também podem disponibilizar conteúdos diversos de seus canais para o YouTube Shorts. Dentro de cada vídeo, é possível encontrar a opção “Permissão para Shorts”, em que o criador pode liberar o material para uso ou não.

O YouTube Shorts ainda não possui um modelo único e definitivo de monetização. Por isso, o YouTube criou o chamado Shorts Fund, um fundo de US$ 100 milhões disponíveis para criadores que se destaquem. Segundo a plataforma, todos os meses, centenas de criadores que tiverem os vídeos mais populares do período serão contatados para receber a bonificação via AdSense. Outros recortes de pagamento devem ser introduzidos posteriormente.

Além do Shorts, o YouTube tem outra ferramenta de vídeos curtos disponível para usuários com mais de 10 mil seguidores, que é o YouTube Stories, funcionalidade idêntica à apresentada pelo Instagram e Facebook com a diferença de os conteúdos expirarem em sete dias. Como regra geral, sempre que uma nova ferramenta é introduzida em uma plataforma ou rede social, sua visibilidade e engajamento ficam em alta como estímulo para o uso. Portanto, vale a pena considerar o uso desses novos recursos para chegar a um público maior, que ainda não conhece o seu trabalho.

Assista a um vídeo introdutório do YouTube Shorts aqui (legendas disponíveis em português).

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s