Caixa alta ou baixa no título: quais são as normas no streaming?

por Mauricio Bussab

As plataformas digitais têm seus manuais de estilo, que determinam como a informação dos álbuns, faixas e intérpretes deve ser apresentada. Entenda:

Uma informação presente em alguns dos manuais de estilo é que os títulos dos álbuns, os nomes de banda e os nomes de faixas, salvo casos especiais, deveriam seguir a regra do chamado “title case”, ou norma germânica. Essa é a norma que se usa habitualmente para grafar os nomes de filmes, livros e álbuns, e determina que:

  • a primeira palavra do título tem que ter a primeira letra maiúscula, mesmo para preposições e artigos;
  • a partir daí, todas as primeiras letras devem ser maiúsculas, exceto no caso de artigos ou certas preposições;
  • se houver um traço ou barra, considere que a frase se iniciou novamente.

Exemplos de títulos e nomes de banda considerados corretos e incorretos de acordo com essa regra:

Em uma lista coletada no manual de estilo da Apple, esta é a relação de palavras nas quais a primeira letra não deve ser colocada em maiúscula:

Você pode querer arriscar e usar a norma latina ou “sentence casing”. Esta é a que nós usamos no nosso dia a dia: primeira letra do titulo maiúscula e nada mais é maiúsculo, exceto se houver nomes próprios. Se você usar essa norma, mesmo que a plataforma aceite, seu titulo vai destoar do resto, então vale usar o bom senso.

Exceções: caso seu trabalho exija uma capitalização especial, vale avisar a Tratore antes através do email contato@tratore.com.br. É possivel que, ainda assim, algumas plataformas alterem seu titulo para a norma germânica à revelia. Podemos requisitar a alteração, mas isso costuma demorar alguns dias. É bom estar de sobreaviso.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s