5 formas de influenciar o algoritmo do Spotify

por David Dines

A inteligência artificial do Spotify associa artistas e apresenta músicas a novos usuários a partir de um entendimento algorítmico das faixas. Essa interpretação automática influi nas playlists geradas para usuários, como Radar de Novidades e Descobertas da Semana, e também na formação da Rádio dos músicos/bandas e da lista de Artistas Relacionados. No entanto, como é possível ajudar o algoritmo a entender melhor o tipo de música que você faz e oferecer para outros usuários? Entenda:


1. Esteja ativo/a nas redes sociais

Compartilhe sua música em todas as redes que estiver presente, da forma que for possível – posts, stories, vídeos, challenges, etc. Quando couber, vale empregar uma chamada para ação, convidando o público para ouvir nas plataformas e direcionando para um link específico.

2. Incentive seus fãs a ouvirem sua música, salvá-la e adicioná-la em suas playlists

A seção Rádio no Spotify, bem como a de Artistas Relacionados, é formada automaticamente a partir de outros artistas em comum que a base de ouvintes está escutando. A principal informação que a plataforma usa para fazer essa relação são as playlists de usuários. Se o engajamento modifica, essas duas seções sofrem mudanças.

3. Crie suas próprias playlists e compartilhe

Utilize títulos descritivos e adicione sua música, bem como outras músicas que você escuta e de artistas similares a você. Conforme os ouvintes da playlist forem crescendo, o Spotify pode mudar as associações automáticas que faz em relação à sua música.

4. Atualize sua página de artista

Com acesso ao Spotify for Artists, você pode acrescentar fotos, uma biografia descritiva, links para suas principais redes sociais, destacar produtos e subir playlists. Ter esses campos preenchidos e organizados melhora o ranqueamento do seu conteúdo algoritmicamente – especialmente nas primeiras 24 horas depois de um lançamento, quando geralmente há um pico de ouvintes.

5. Faça o pitch aos editores pelo Spotify for Artists

Preenchendo todas as informações, você ajuda o algoritmo do Spotify a entender melhor a sua música em termos de gênero musical, culturas, arranjo e idioma, além de possibilitar uma escuta atenta dos curadores e poder disputar espaço em uma playlist editorial.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s