Como fazer uma boa estreia no YouTube?

por David Dines

Seja em novos videoclipes ou em apresentações registradas de maneira audiovisual, as estreias (premieres) do YouTube permitem que o público de um artista se concentre em torno de uma novidade em seu canal. Saiba mais sobre o recurso e algumas formas de usá-lo de maneira a gerar ainda mais expectativa junto a seus fãs:


Ao subir um vídeo no YouTube, é possível agendar a data e horário de publicação e, então, Definir como estreia. Selecionando essa opção, a plataforma disponibiliza a partir daquele momento um link público, onde futuramente estará seu vídeo, no qual interessados podem acionar um lembrete, deixar comentários ou uma mensagem em um chat. Caso o seu canal gere receita diretamente, não seja dedicado ao público infantil e tenha mais de 10 mil seguidores, o público também pode deixar uma contribuição monetária ao artista por meio do Super Chat ou Super Stickers. É sempre recomendado divulgar esse link em todas as suas redes, chamando a atenção para o novo vídeo que está por chegar.

Dois minutos antes de o vídeo tornar-se público, é feita uma contagem regressiva dentro do link e o material é revelado para aquele público pela primeira vez, tornando-se um vídeo fixo após a primeira exibição completa. O recurso da estreia vem sendo, inclusive, utilizado por muitos artistas como substituição a lives, uma vez que a experiência imediata e exclusiva de uma apresentação se mantém, mas permite que o material seja editado e refinado, apresentando maior qualidade audiovisual. As reivindicações automáticas que podem derrubar lives na plataforma também não apresentam esse risco em vídeos subidos como estreias.

Quando há uma estreia, um recurso interessante é incluí-lo como o trailer de seu canal – ou seja, torná-lo o vídeo principal quando um seguidor ou interessado o acesso. Para isso, basta acessar no YouTube Studio o menu Personalização, e então Esquema. Não se esqueça de clicar em Publicar depois de fazer a alteração.

Para quem tem mais de mil seguidores no canal e nunca recebeu nenhuma advertência por violação das regras da comunidade, é possível ter acesso a dois recursos novos: adicionar um vídeo como trailer à estreia ou fazer um live redirect.

O primeiro possibilita que, ao subir a sua estreia, o link já inclua um vídeo de 15 segundos a 3 minutos como prévia, o que pode virar um incentivo para os fãs interagirem. Para isso, é necessário que esse segundo vídeo já esteja no seu canal como não listado. Então, você pode acessar o vídeo completo no YouTube Studio e selecionar primeiro Configurar estreia, e depois Adicionar um trailer

Já o segundo permite que o criador faça uma live pouco antes da estreia e, ao término da transmissão, direcione o público automaticamente para o link do novo vídeo. Para isso, basta clicar em Editar enquanto sua live é realizada e, no item Live redirect, selecionar uma estreia do seu canal.

O YouTube divulgou há alguns meses que, em breve, também será possível personalizar a contagem regressiva de uma estreia, escolhendo entre alguns temas visualmente distintos.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s