Conheça o Música + Papo, novo formato de podcast do Spotify que remunera artistas

por David Dines

Desde que os podcasts chegaram ao streaming de áudio, a utilização de música era um ponto sensível. Ao contrário dos artistas, podcasters não são remunerados por plays, mas apenas por anúncios incluídos no episódio ou outras formas de patrocínio. Canções em podcasts não recebiam qualquer valor até agora, e assim, por questões de direito autoral, muitos criadores evitavam incluir música em seus projetos.

No entanto, a situação muda de figura com a chegada do formato Música + Papo (Music + Talk) do Spotify, em parceria com a Anchor. Conheça:


Originalmente lançado em beta nos Estados Unidos, Reino Unido e outros quatro países no fim de 2020, o formato Música + Papo chega agora a 15 novos territórios pelo mundo, incluindo o Brasil. A ferramenta está disponível neste momento apenas para quem sobre seus episódios pela plataforma Anchor, que pertence ao Spotify.

Ao criar um novo episódio do seu podcast, o criador verá agora na Anchor o item Music, que dá acesso às mais de 70 milhões de faixas do catálogo do Spotify. Para isso, é necessário que o criador vincule seu perfil de usuário do Spotify à Anchor. Uma vez feito esse processo, é possível selecionar qualquer canção e incluí-la entre trechos de áudio falado que já tenham sido subidos. Outra possibilidade que a Anchor dá é a de o criador fazer o upload de um longo áudio falado e incluir pontos de corte dentro da plataforma, para inserir canções nestes momentos.

O formato só é audível dentro do aplicativo do Spotify, sendo bloqueado para quem utiliza a plataforma pelo navegador. Se o ouvinte tiver uma conta gratuita, só conseguirá escutar a faixa dentro do podcast por 30 segundos, enquanto os assinantes Premium acessam a música na íntegra.

Canções ouvidas por mais de 30 segundos em podcasts Música + Papo são remuneradas como faixas executadas normalmente no Spotify. Os usuários também podem interagir com o conteúdo musical no podcast como fazem ao longo da plataforma – curtindo, salvando e compartilhando faixas, por exemplo.

Vale reiterar que o formato é exclusivo do Spotify neste momento, e músicas incluídas em podcasts de outras plataformas ainda não são remuneradas dessa maneira.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s