Novos formatos de áudio podem ser enviados às plataformas, conheça

por David Dines

Desde o início da distribuição digital, a Tratore e outras distribuidoras precisavam fazer o envio de singles, EPs e álbuns com áudio no padrão da masterização para CD. No entanto, agora também é possível enviar com resoluções superiores a essa. Saiba mais:


O áudio originalmente enviado às plataformas deveria estar em formato .wav, no padrão 44.1 kHz/16 bits. No entanto, agora os principais serviços de streaming também estão aceitando arquivos .wav nos padrões 44.1 kHz/24 bits, 48 kHz/24 bits e 96 kHz/24 bits.

Fora isso, caso você tenha feito sua master com um engenheiro certificado pela Apple Music, também podemos entregar seu produto como Apple Digital Master ou mesmo na qualidade Dolby Atmos, voltada para mixes espaciais em 5.1 ou 7.1. No primeiro caso, os arquivos podem estar em um formato de qualidade superior aos padrões. No outro, é necessário que o arquivo esteja em outra extensão, já que o .wav não suporta o número de pistas de áudio necessárias a essa experiência sonora.

Apesar da novidade, a maior parte das plataformas continua preferindo receber o áudio em 44.1 kHz/16 bits. Caso a sua master esteja em um dos novos padrões, orientamos que, no ato do cadastro no Fonomatic, o artista selecione a opção de envio do áudio por WeTransfer, em vez de incluí-lo no ato do cadastro.

A aceitação de novos formatos segue a implementação de planos hi-fi pela maior parte dos grandes serviços de streaming. O Spotify anunciou a implementação de áudio em alta fidelidade ainda para 2021, enquanto Deezer, Amazon Music e TIDAL já possuem planos com qualidade de áudio sem perda (lossless, padrão FLAC). Em equipamentos compatíveis, a Apple Music apresenta as possibilidades de escutar música em lossless e lossless hi-res (audição sem compressão, mas em 96 kHz/24 bits), além dos já citados formatos Apple Digital Masters e Dolby Atmos.

Vale pontuar que o formato 96 kHz/24 bits não é suportado por nenhum aparelho voltado ao consumidor comum (nem mesmo o recém-anunciado iPhone 13), mas apenas por sistemas voltados a audiófilos. A transmissão do áudio via bluetooth também prejudica a execução em alta qualidade, em qualquer dispositivo.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s