Corte seco entre faixas nas plataformas: como fazer?

por David Dines e Mauricio Bussab

Ao lançar um álbum, é comum que alguns artistas queiram que seu público tenha uma experiência contínua, sem interrupções entre as músicas. Como fazer com que isso aconteça no streaming, com corte seco entre as faixas? Saiba como:


Com o barateamento dos equipamentos e softwares de audio, muitos artistas e selos começaram a mixar e masterizar suas próprias músicas. No entanto, é importante lembrar que o engenheiro de masterização, responsável por finalizações que incluem esse tipo de corte, é um profissional qualificado que demorou anos para aprender seu ofício e entende o que pode ou não ser feito.

Na parte de masterização cabem decisões artísticas e estéticas, mas também existem características técnicas que devem ser respeitadas. Alguns exemplos são o tipo de compressão e limite que deve ser aplicado, e o número de clips aceitável por minuto. Além deles, também há o chamado “cruzamento em zero” (ou zero crossing, em inglês), termo que define o ponto em que a faixa deve ser finalizada – e também iniciada.

Um arquivo de áudio digital precisa começar e acabar na medida “zero”, observável nas DAWs. Ele não pode ter valores não-zero logo que é aberto ou quando termina, senão é possível que haja estalos na transição entre faixas e que o áudio seja rejeitado pelas plataformas.

No caso de uma experiência de corte seco, o áudio pode até começar direto e terminar de maneira abrupta – mas, ainda assim, os momentos de início e fim precisam estar onde a onda sonora cruza o zero.

Áudio começando acima de zero, visualizado a partir do Audacity

Para resolver isso, os principais softwares de áudio têm formas de cortar o áudio em zero nos pontos inicial e final. Alguns já posicionam a ferramenta de cortar no ponto certo, não deixando que o corte aconteça fora. Outros, como a ferramenta gratuita Audacity, usada nos exemplos, apenas indica sem cortar automaticamente. 

Imaginemos que queremos cortar um arquivo de áudio em duas partes para que sejam duas faixas separadas, mas uma emendando na oura. 

Podemos posicionar o cursor na posição em que desejamos o corte:

Ponto hipotético em que se deseja dividir o áudio em dois

Porém, isso não garante que os dois lados estarão no zero. Basta um zoom para comprovar:

O corte fará com que o primeiro arquivo termine e o segundo comece acima de zero, o que não deve ser feito

Por isso, antes de cortar no Audacity, você aperta a tecla Z (atalho para a função Encontrar cruzamentos em zero, também identificável no menu Selecionar), e o software colocará a seção na posição que cruza o zero tanto no canal direito quanto no esquerdo. O corte não acontecerá exatamente no local imaginado, mas alguns milissegundos depois, de maneira que será imperceptível.

Corte preparado com a função “Encontrar cruzamentos em zero”

Vale pontuar que, dependendo da plataforma que se utiliza, pode haver alguma interferência pequena de uma faixa para outra, uma vez que alguns players podem adicionar alguns milissegundos entre faixas. É importante que o artista também saiba que o ouvinte, em determinadas plataformas, tem poder de escolha em relação à reprodução contínua, o que pode resultar em interrupções.

Caso o ouvinte utilize uma assinatura gratuita de streaming, a experiência também pode ser interrompida por propagandas. Se o usuário escutar a música fora do contexto do álbum, como em playlists ou no modo aleatório, o corte seco se fará presente na transição para a faixa seguinte, seja ela qual for.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s