5 dúvidas frequentes sobre áudio nas plataformas digitais

por David Dines

A distribuição digital de música torna possível que artistas tomem conta de todas as etapas de sua produção, mas há alguns aspectos técnicos que precisam ser respeitados quanto ao áudio. Confira 5 dúvidas frequentes e suas respostas:


Por que não posso incluir MP3 como arquivo de áudio para distribuição de música?

Porque o MP3 é um formato comprimido, feito para ocupar menos espaço de armazenamento do que um arquivo .wav ou .flac, mas que resulta em menor fidelidade de áudio. Um MP3 tem perda de informação em todos os principais aspectos sonoros da faixa, de modo que alguns dos sons menos perceptíveis na sua mix dificilmente serão captados quando convertidos para esse formato. Como as plataformas digitais também podem aplicar compressão sobre o áudio que recebem, esse processo pode resultar em uma distorção maior ainda, desagradando tanto músico quanto ouvinte.

Como as plataformas comprimem minha música?

As plataformas recebem das distribuidoras e gravadoras os arquivos em .wav, da maneira como foram masterizados. O nível de compressão do áudio depende do plano e das configurações do assinante, bem como da conexão de internet disponível. Como regra geral, quanto maior a qualidade do áudio, menor a compressão – e maior o gasto de memória do dispositivo e de banda de internet do usuário.

Com isso, diferentes tipos de usuários têm experiências distintas nas plataformas, mas sempre com algum tipo de perda de qualidade em relação ao arquivo original, exceto nos planos hifi. Ouvintes de planos gratuitos geralmente têm acesso a áudios com mais perda do que assinantes que pagam mensalidades. A oscilação da rede ou do plano de dados também pode impactar na qualidade do áudio. A forma de acesso e o dispositivo (celular Android ou iOS, computador com aplicativo, web player no navegador) também modificam a qualidade do áudio, entregando áudio em um formato facilitado para a experiência do usuário.

Existe uma forma de ouvir como minha música ficará depois de ser comprimida por cada plataforma?

Sim, utilizando como base a compressão média para os usuários. Existe uma plataforma independente que emula essa compressão para consulta: é a Loudness Penalty, da Meter Plugs, que existe tanto como um site quanto como um plugin que você pode incluir na sua DAW. Caso faça pelo portal, sua música não ficará armazenada, mas você conseguirá ouvir na hora como a faixa soará na compressão padrão de YouTube, Spotify, TIDAL, Amazon Music, Pandora, Deezer e Apple Music.

Vi que a Tratore agora aceita formatos de áudio .wav acima de 44/16. Existe uma diferença na qualidade do áudio dentro das plataformas quando enviado em 48/24 ou 96/24?

Sim, mas depende da educação sonora do ouvinte e também, como dito anteriormente, do plano do usuário e do dispositivo em que a música está sendo escutada. As diferenças mais citadas são a percepção de mais detalhes em diferentes faixas de frequência (especialmente nos agudos) e também na dinâmica geral da gravação. Essas sutilezas só serão possíveis de escutar plenamente com o plano hifi de um serviço de streaming e um bom sistema de som – ou um bom par de fones cabeados. Qualquer transmissão do áudio via bluetooth, como em caixas portáteis ou earpods, causa perda de definição desses detalhes sonoros.

Devo inserir dentro do arquivo das masters o ISRC para distribuição?

Não é necessário. No Fonomatic, pedimos que você digite o código ISRC da sua faixa, e essa informação será anexada ao áudio como metadado no processo de envio às plataformas. Caso você vá prensar CDs ou DVDs, que são peças físicas digitais, recomendamos que inclua o ISRC dentro dos arquivos.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s