3 formas de conectar diretamente com seus fãs fora das grandes redes

por David Dines

Um tema que é defendido por muitos profissionais da música é a necessidade de o artista ter conexão direta com os fãs, para além das redes sociais. Com o recente apagão que atingiu Facebook, Instagram e WhatsApp, usuários de vários países ficaram sem acesso por horas – e situações como essa podem ser um desastre quando as principais redes são sua única via de contato com o público. Conheça três maneiras alternativas de comunicar diretamente com seus ouvintes:


1. Telegram

O aplicativo de mensagens diretas já conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e é uma ótima alternativa para agregar seu público em um contexto como o do Brasil, em que o WhatsApp já possui uma adesão maciça. Entre os recursos a mais que a plataforma tem e podem ser utilizados por músicos de maneiras interessantes estão os chats de vídeo, as mensagens de vídeo e o compartilhamento de tela durante ligações. Porém, é preciso que o artista ou sua equipe atue como moderador da conversa, de modo a garantir que o ambiente privilegie conteúdo, trocas e informações de qualidade.

2. Newsletter

Ao longo das décadas, o e-mail tornou-se a ferramenta de comunicação mais utilizada na internet. Mais da metade da população mundial tem e-mail, número que é maior do que o total de usuários de qualquer rede social. Estima-se que 91% das pessoas abram suas caixas de e-mail todos os dias.

De acordo com um estudo desenvolvido por uma empresa norueguesa, mais de 21% dos e-mails enviados são abertos pelos destinatários – o que é uma porcentagem média maior do que o alcance orgânico das principais redes. Vale pontuar que, segundo o mesmo estudo, o principal motivo que motiva a abertura de um e-mail é o remetente – portanto, um ouvinte que esteja conectado com a sua obra e interessado em suas novidades certamente abrirá sua mensagem.

Prepare um comunicado periódico especial, contando suas novidades e abra espaço para uma troca mais intimista, proporcionando um diálogo pessoal com essa parcela do seu público. Quem se inscreve na sua mailing list, está concordando voluntariamente em receber novidades suas. São pessoas que acompanham o seu trabalho e engajaram com ele o suficiente para querer saber dos seus próximos passos.

Para convidar o público para assinar a sua newsletter, vale deixar um link nas principais redes sociais e também aproveitar o momento de um lançamento, incluindo o link em stories e também no próprio pre-save. Com o passar do tempo, essa comunicação mais imediata pode se tornar valiosa.

3. Substack

Uma das plataformas que vêm crescendo no último ano é o Substack, que permite que criadores enviem textos e conteúdos periódicos aos seus assinantes – como em uma newsletter – mas também podendo deixar parte do conteúdo restrito àqueles que pagam uma mensalidade (os criadores recebem 87% desse valor).

A plataforma foi originalmente criada para escritores e jornalistas, mas cada vez mais músicos vêm utilizando seu sistema, com usuários que vão desde Patti Smith a nomes da nova geração, como Thao Nguyen, da banda Thao & the Get Down Stay Down.

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