Conheça o Loudness Penalty, aplicativo que simula a compressão do áudio nas plataformas

por David Dines

Uma das ferramentas mais úteis para músicos, produtores e engenheiros de áudio na era do streaming é o Loudness Penalty. O aplicativo da Meter Plugs, que também é um portal web, simula a compressão padrão de áudio nas principais lojas digitais. Saiba mais:


Para utilizá-lo, basta acessar loudnesspenalty.com e fazer o upload da sua faixa em .wav, .mp3 ou .aac, que não fica armazenada no sistema do site. Em uma análise automática, a plataforma mostra aproximadamente quantos decibéis cada uma das principais plataformas (Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music, YouTube e Pandora) irá subir ou abaixar da música, possibilitando ao usuário ouvir como o fonograma ficaria depois dessa intervenção. Esse teste pode ajudar em eventuais decisões dentro do processo de mixagem e masterização de um novo trabalho.

É importante contextualizar que, caso o Loudness Penalty acuse que sua faixa passará uma diminuição de ganho, isso não significa necessariamente que sua master precise ser refeita. Vários engenheiros de masterização defendem que a meta de -6 LUFS sugerida pelo Spotify não seja adequada a todos os gêneros musicais, principalmente aqueles mais energéticos, como rock, pop e música eletrônica.

Enquanto o upload pelo site é livre e gratuito, a versão plugin custa US$ 49 (R$ 288 na conversão atual, em outubro de 2021) no site da Meter Plugs.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s