Arrecadação de música gravada cresce 18,5% no mundo em 2021

por David Dines

Enquanto outros setores do mercado da música tiveram que fazer grandes adaptações com a pandemia de Covid-19, a fatia correspondente a música gravada apresentou um crescimento global como nunca visto anteriormente. O novo relatório da IFPI, entidade que representa o mercado fonográfico global, apresenta um crescimento de 18,5% em 2021, puxado principalmente pelo streaming – e que se aproxima novamente dos resultados de antes da revolução digital. Entenda:


Ao longo de 2021, o mercado fonográfico movimentou US$ 25,9 bilhões no mundo todo. O valor não é muito distante da cifra alcançada em 1999, quando a indústria movimentava US$ 28,9 bilhões e ainda não havia sofrido as primeiras consequências vinculadas ao MP3 e à pirataria digital, que modificaram todo o mercado ao longo dos anos seguintes.

O relatório consolida o streaming como carro-chefe da indústria fonográfica. A arrecadação sobre este formato cresceu 24,3% em 2021 e hoje representa 65% do total movimentado pelo setor globalmente. O streaming pago também apresenta números significativos: 21,9% de crescimento em relação ao ano anterior.

Outra frente que se destacou em desempenho global em 2021 é a sincronização, com um crescimento de 22% na arrecadação em relação ao ano anterior. Vendas físicas também apresentaram crescimento pela primeira vez em 20 anos, com 16,1% no consumo no ano passado. O resultado é puxado pelo aumento das vendas de CD em mercados como a Ásia e pela demanda crescente de vinis – o que tem, inclusive, gerado certo estresse no fornecimento do formato em todo o mundo.

Na América Latina, o crescimento da receita em 2021 foi de 31,2%, com a região representando 3,9% do mercado global. Por aqui, o peso do streaming sobre a arrecadação foi ainda maior do que no restante do mundo, totalizando 85,9% das receitas. O mercado do Brasil representou 32% do desempenho da região no ano passado.

Baixe a apresentação oficial do relatório (em inglês) aqui.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s