O que é o ISNI?

por David Dines

Existem vários códigos padronizados pela ISO que atendem o mercado da música, como o ISRC para fonogramas e o ISWC para obras musicais. No entanto, também existe o ISNI, para identidades de criadores públicos de conteúdo de mídia, incluindo artistas. Conheça:


O ISNI (sigla para “identificador de nome padrão internacional”) é um código de 16 dígitos alfanuméricos que serve para identificar de maneira exclusiva determinado criador, e pode ser utilizado para separar nomes que poderiam ser confundidos em bancos de dados em todo o mundo.

Com o ISNI, pode ser atribuída uma única identidade um artista que atue ao mesmo tempo na música e na literatura, por exemplo. Caso o artista tenha diferentes pseudônimos, pode ser indicado criar um ISNI para cada um.

Originalmente utilizado por bibliotecas, universidades e outras instituições acadêmicas, o ISNI vem avançando em uso dentro do mercado da música. Na edição 2022 do Grammy Latino, o formulário oficial de inscrição já possibilitava a inclusão do ISNI do músico ou banda.

Como um músico pode fazer o seu ISNI?

Neste momento, duas agências internacionais estão autorizadas a fazer ISNIs para todo o mercado musical. Uma é a Quansic, cujo processo de obtenção do código custa uma taxa única de 10 euros, e a Sound Credit, que permite a criação de um ISNI sem custo. Em ambos os casos, será necessário prover links e referências do seu trabalho para que a informação seja avaliada e organizada adequadamente. Caso você tenha um número de IPI (gerado pela sua associação) e sua obra esteja em algum banco de dados como MusicBrainz ou Discogs, essas informações também podem ajudar.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s