Quando utilizar o termo “Vários Artistas” em um lançamento?

por David Dines

Uma dúvida comum entre músicos em ocasiões de lançamento colaborativo é se há um limite no número de artistas principais nas plataformas digitais. A resposta é sim – há um patamar a partir do qual um produto deve ser classificado como de “Vários Artistas”. Entenda:


Na maioria dos serviços de streaming, qualquer produto que tenha mais de 3 artistas principais deve ser classificado como “Vários Artistas” no nível principal (ou “nível álbum”, nomenclatura utilizada mesmo quando tratando de singles e EPs), Os nomes dos artistas ficam listados apenas no chamado “nível faixa”. Em produtos desse tipo, o lançamento sempre constará na seção “Aparece em” na página de cada músico, junto dos lançamentos nos quais faz participação especial.

Um exemplo conhecido é o dos Doces Bárbaros, supergrupo formado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. Como são quatro artistas principais, seus lançamentos constam como sendo de “Vários Artistas” (ou “Vários intérpretes”) em todas as principais plataformas digitais. Os artistas só são listados individualmente dentro de cada faixa.

Se o seu produto reunir muitos outros artistas, mas houver uma hierarquia em que apenas um, dois ou três são listados como principais, este single, EP ou álbum não será de “Vários Artistas”. O produto ficará vinculado com destaque às páginas dos artistas principais, enquanto os demais convidados constarão apenas no “nível faixa”, com o produto aparecendo na seção “Aparece em” de seus perfis.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do Brasil, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s