3 itens essenciais para incluir no seu press kit

Press kit do primeiro álbum do artista britânico Jake Bugg, fotografado por Camila Faria (naomemandeflores.com)

por David Dines

O press kit é um conjunto de itens promocionais ligados a um lançamento ou ação estratégica de um artista, distribuído para contatos-chave na imprensa, influenciadores, contratantes e outros entes importantes do mercado. Mas o que deve constar em um press kit? Conheça 3 elementos que não devem faltar:


1. Link para ouvir a música + informações e arquivos importantes

Se antes os press kits continham CDs ou fitas K7, hoje você pode incluir um cartão ou algum impresso com o endereço ou o QR Code para um link no qual a pessoa poderá ouvir a música. Se o kit for enviado antes do lançamento, opte por um link exclusivo, como o de um vídeo não listado no YouTube, uma playlist privada no SoundCloud ou um arquivo acessível por senha no Bandcamp ou Vimeo. Se o kit chegar às mãos das pessoas com o produto já no ar, outra opção pode ser utilizar um smartlink ou o Spotify Code, exclusivo para o Spotify.

Você também pode disponibilizar outro link que contenha outras informações e arquivos importantes em versão digital, como release, minibio do artista e fotos de divulgação. Isso facilita o trabalho de quem quiser publicar algo sobre sua música, mesmo caso você inclua versões impressas desses itens no kit. Não se esqueça de colocar também os links dos perfis de redes sociais e e-mail para contato.

2. Uma mensagem do artista

É sempre de bom tom ter um pequeno texto do artista para quem está recebendo, apresentando o lançamento, a importância desse novo trabalho e sua intenção ao criá-lo, além de qualquer outra mensagem pessoal considerada importante neste momento. Esse texto pode ser incluído no kit como uma carta, um cartão postal ou um flyer, além de outras possibilidades a gosto do artista.

3. Um presente utilizável, algo bacana que contenha a marca do artista ou um artigo fora do comum

Não é algo obrigatório, mas é sempre bom incluir no kit algum item que busque despertar a simpatia de quem o recebe e que se conecte, de alguma maneira, com o lançamento. Não precisa ser nada caro, caso o orçamento não comporte. Dependendo da ideia, pode valer a pena buscar a parceria de alguma marca. Nesse momento, vale tudo, inclusive pensar em algo visualmente fora do comum. Presentes duráveis e utilizáveis são sempre bem-vindos, assim como ingressos para o show de lançamento, caso esteja próximo. Artigos que reforcem o branding do artista com bom gosto também podem ser interessantes.

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