5 conteúdos audiovisuais para produzir em lançamentos

Foto por KAL VISUALS

por David Dines

Diante de tantas plataformas e maneiras de consumo de música hoje, um artista pode ficar perdido sobre que tipo de conteúdo audiovisual deve produzir para seus lançamentos. A Tratore descreve 5 formatos com os quais você pode trabalhar estrategicamente nessa ocasião:


1. Videoclipe oficial

Esse é o mais conhecido, utilizado largamente no mercado da música há décadas. O videoclipe é a principal peça audiovisual em torno de uma faixa de trabalho e tem como principais veículos o YouTube e canais de TV que têm espaço dedicado à sua exibição. 

Sempre que lançar um videoclipe, lembre-se de produzir pequenos cortes das partes principais para compartilhar nas redes sociais, como Instagram e TikTok. Também vale a pena organizar estreias (premieres) no YouTube, para trabalhar o engajamento do público, e deixar o mais recente estampando a home do seu canal, como um lembrete para quem ainda não viu.

Geralmente o videoclipe demanda maior produção técnica, tempo de preparo e realização, equipe, e, por esse motivo, maior orçamento. Por esse motivo, se o artista tiver recursos limitados, talvez não seja estratégico para todo e qualquer tipo de lançamento.

2. Visualizer

O visualizer é tido como um produto mais simplificado do que um videoclipe, seja em termos de produção, edição ou acabamento, mas que ainda assim marca presença e chama a atenção do público na chegada de um lançamento ao YouTube e nas redes sociais.

Geralmente a edição não conta uma história narrativa, como pode acontecer no videoclipe, mas se preocupar em criar um ambiente visual que embala a música de maneira agradável e condizente. O visualizer também pode ser construído a partir de uma repetição em loop de elementos visuais no decorrer da música, sem prejudicar a expectativa do público.

3. Canvas para o Spotify

O Canvas é um recurso que permite que seja acrescentado à música um vídeo de até 7 segundos para ser visto em loop enquanto a faixa é tocada no Spotify em um dispositivo móvel. Por poder ser visto em loop, sua experiência é próxima do que é o visualizer. Está acessível a todos os artistas para todo o seu catálogo, via Spotify for Artists. Saiba mais aqui.

4. Lyric video

É um formato cuja intenção é ensinar a letra ao público ou simplesmente acompanhá-la com legendas atrativas no decorrer da música. Você pode criar uma animação específica para este fim ou pode reaproveitar elementos de um videoclipe na criação de um lyric video. Em redes como o TikTok, conteúdos musicais legendados com a letra recebem boa atenção do público. 

5. Art track

Este é um vídeo que consiste apenas em uma imagem estática e a música tocando ao fundo. Geralmente, o termo é usado para quando a capa do lançamento é utilizada como essa imagem estática, mas também serve para outras circunstâncias.

O YouTube cria art tracks automáticas para todos os lançamentos. Esse conteúdo é chamado de Topic ou Tema, e tem uma correspondência com o YouTube Music. Entenda mais aqui.

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Tratore é a maior distribuidora de música independente do Brasil, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

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