Meu pedido de verificação em rede social foi recusado, por quê?

por David Dines

O selo de verificação em uma rede social reforça a autoridade de artistas ou profissionais em seus meios, e qualquer pessoa pode solicitá-lo, desde que provenha a plataforma com comprovações de identidade e relevância. No entanto, sua solicitação pode ser negada e, geralmente, não é fornecido nenhum motivo oficial para tal. Conheça 7 razões comuns para a recusa do seu pedido de verificação:


1. O perfil ainda não atingiu o nível de notoriedade online estabelecido pela plataforma – ou a atuação do artista ainda não aparenta ser profissional

Apesar de nenhuma rede social divulgar publicamente qual é a quantidade de seguidores que um perfil precisa ter para ser verificado, é importante que tanto o perfil quanto a documentação enviada para avaliação comprovem atuação profissional, reconhecimento em seu contexto e construção de público em andamento. Essa documentação geralmente se baseia a partir de links de reportagens que estejam online em portais de imprensa. Registros de reportagens em jornais, revistas e outras fontes em links que não sejam públicos na internet não são considerados.

Além disso, as plataformas demandam que o artista esteja utilizando a rede social específica de maneira consistente na divulgação de seu trabalho. Se as publicações forem poucas, esporádicas ou pouco relevantes estrategicamente, não será concedida a verificação.

Nos casos específicos de Twitter e TikTok, percebemos que raramente são concedidas verificações para perfis que tenham menos de 10 mil seguidores. Para essas plataformas, também não basta que o artista tenha atuação profissional e utilize a rede como veículo – é necessário que se comprove grande relevância no seu meio específico de atuação, o que torna este um crivo mais rígido para a verificação do que em outros espaços.

2. Artista está com o perfil classificado em categoria errada no Instagram e/ou Facebook

Se você é músico, é importante que seu perfil no Instagram e sua página no Facebook estejam classificadas como “Músico/Banda” em vez de “Música”, porque, nesse contexto, “música” significa canção. Caso não esteja dessa maneira, seu pedido de verificação será recusado por inadequação à categoria.

3. Artista atua em mais de um segmento profissional, mas sua atividade mais reconhecida não é a que consta na categoria de sua página

Por exemplo: um artista é cantor e ator, mas é muito mais conhecido pela sua atuação do que pela sua música. Ainda assim, ele solicita sua verificação a partir da categoria Músico/Banda, seja de maneira direta ou a partir de uma empresa que trabalha com ele no segmento musical.

Os analistas da rede social avaliarão seu caso checando o seu desempenho nas plataformas de música, já que essa é a principal categoria em questão. Caso eles vejam que não há um número significante de plays e seguidores nessas plataformas, a verificação será negada – mesmo que o artista seja amplamente reconhecido em outro segmento. A concessão da verificação só será dada neste momento de carreira se o perfil estiver na categoria Ator e o pedido for feito pelo próprio usuário, ou por uma empresa ligada ao segmento de teatro, cinema e TV.

4. Compra de seguidores e uso de bots em geral

Se o perfil tiver um número de seguidores muito incompatível com o nível de engajamento em seus posts, levando em conta o que é esperado em uma entrega orgânica na plataforma, os analistas presumirão que houve uma grande compra de seguidores e o conteudo do usuário que pediu a verificação não é relevante para esses perfis, o que resultará em uma negativa para o pedido.

Essa regra vale para situações extremas. Por exemplo: se um perfil de Instagram tem 200 mil seguidores e os posts têm dezenas de curtidas e menos de dez comentários, comportamento compatível com um perfil 200 vezes menor, a verificação será negada. Outros usos perceptíveis de ação de bots para incremento de números, não apenas dentro da rede social, mas em outras plataformas em que o artista está presente, também farão com que o pedido de verificação seja recusado.

5. Artista não tem bio no Instagram

Essa é um dos pontos mais curiosos no caso específico de verificação no Instagram. É necessário que o artista tenha alguma informação sobre seu trabalho na bio, por mais básica que seja. Se esse campo estiver em branco, o selo de verificação não será concedido.

6. Artista não possui página no Facebook, ou não movimenta sua fanpage

Caso o artista só possua perfil no Instagram, a verificação do seu perfil não será concedida caso não tenha uma fanpage no Facebook. E não basta ser uma fanpage recém-criada ou inativa – é necessário que ela esteja sendo usada atualmente como um veículo de interação e divulgação profissional.

7. Links de reportagens pouco relevantes

Caso os links encaminhados sejam de veículos que não têm reconhecimento regional, nacional ou internacional, de portais que não se destacam em uma cena musical específica ou de sites que não são bem indexados pelo Google, a verificação não será concedida. Caso você ainda não tenha cinco reportagens com essas características para apresentar, vale a pena desenvolver mais ações de carreira até conseguir, para depois pedir a verificação.

Pedidos que enviam diferentes links contendo textos idênticos geralmente não são considerados, assim como repetidos links de apenas um portal ou links de sites não-jornalísticos. Caso também sejam apresentados links de páginas que pareçam se passar por outros portais, a solicitação é recusada sumariamente.

Um ponto importante em todos os casos: uma vez que houve uma recusa por parte de uma rede social, só será possível solicitar a verificação novamente depois de 30 dias.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais e físicas do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s