Conheça o Marquee, ferramenta de promoção do Spotify que chega ao Brasil

por David Dines

Após sucesso em 13 países, o Spotify acrescenta o Brasil na lista de territórios com acesso ao Marquee, ferramenta para contratação de campanhas para impulsionar lançamentos. Conheça:


O Brasil e a Argentina são os primeiros mercados na América Latina a receber o Marquee em versão beta. As campanhas funcionam da seguinte maneira: por meio de recomendação patrocinada, exibida em tela cheia nos dispositivos móveis, os ouvintes gratuitos e premium que demonstrarem interesse pelo trabalho do artista e clicarem no link serão direcionados ao lançamento sem nenhuma distração. A ferramenta tem como objetivo ajudar artistas e suas equipes a transformarem ouvintes em fãs engajados, aumentando alcance e engajamento em produtos recém-chegados.

Um dos diferenciais do Marquee em relação a outros tipos de impulsionamento é a sofisticação na segmentação, podendo atingir públicos alcançáveis por gosto musical, públicos casuais, usuários com interesse recente no seu trabalho ou que não interagem com sua música há algum tempo. A principal métrica da ação é o custo por clique, que torna uma campanha bem mais acessível a artistas independentes do que em possibilidades anteriores de contratação de mídia no Spotify.

Além dos dois países sul-americanos, os territórios que já trabalham com o Marquee são: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Mônaco e Liechtenstein. Nessas localidades, já é possível observar resultados interessantes nas campanhas realizadas. Segundo o Spotify, os ouvintes que veem uma campanha de Marquee têm duas vezes mais chances de salvar ou adicionar suas novas músicas em uma de suas playlists. Eles também são três vezes mais propensos a ouvir músicas do seu catálogo

Neste momento, a ferramenta está disponível no Brasil apenas para artistas que tenham a partir de 2500 seguidores em sua página no Spotify ou mais de 15 mil plays na plataforma nos últimos 28 dias. É importante também que o responsável pela campanha tenha um cartão de crédito internacional, válido para transações nos Estados Unidos.

O Marquee só poderá ser contratado para lançamentos, não para produtos de catálogo. Há uma janela ideal para alinhamento da ação: cada campanha pode começar até 21 dias depois do lançamento, mas é importante que o artista contate a equipe de vendas do Spotify com antecedência. O ideal para a plataforma é que esse contato seja feito até 7 dias antes do lançamento, e que o título já conste no sistema interno da plataforma nessa ocasião. Portanto, é importante cadastrá-lo no Fonomatic pelo menos duas semanas antes do lançamento.

Caso tenha interesse, cumpra os critérios e seu lançamento esteja nessa janela ideal de tempo, entre em contato com a equipe do Spotify por este formulário.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do Brasil, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais em todo o mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s