Qual é o período perfeito para anunciar um pre-save?

por David Dines

O pre-save é uma ferramenta promocional utilizada por muitos artistas para construir expectativa em torno de um lançamento junto a seu público, além de possibilitar outras ações positivas na chegada do novo produto. No entanto, qual é o melhor prazo para se lançar um pre-save? Entenda:


A resposta para essa questão é: depende do tamanho da importância desse lançamento para o público e no contexto de carreira do artista. Se você está lançando um álbum depois de muitos anos e o público está ávido por nova música sua, o pre-save será uma ferramenta importante e você pode trabalhá-la com um bom prazo. Mas, caso seja um lançamento dentro de um processo de construção de público, não é bom anunciar muito antes, pela possibilidade de dispersão da atenção dos seus ouvintes/seguidores e da saturação da mensagem ao longo do tempo.

Um prazo que funciona bem para maioria dos artistas é entre 1 e 2 semanas antes. Quanto maior a gravidade do lançamento, maior a possibilidade de ter bons resultados com antecedência. Mas, se você estiver colocando músicas no ar com uma periodicidade grande, como singles mensais, pode ser mais efetivo trabalhar com prazos menores – ou mesmo não realizar uma campanha de pre-save para todos os produtos da sequência.

Para ajudar no engajamento do pre-save, você também pode oferecer algum tipo de recompensa ao público ao fim do processo. Pode ser o acesso ao trecho de uma nova música, a possibilidade de um sorteio de algo interessante aos ouvintes, o acesso a um artigo de merchandising com desconto exclusivo… As possibilidades são muitas, e vale usar a criatividade para trazer o seu público mais para perto neste momento.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do Brasil, com mais de 30 mil artistas em catálogo e 8 mil contratos ativos. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas digitais em todo o mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s