Distribuição Digital

Quero distribuir minha música nas plataformas. O que faço?

Todo o cadastro é feito no Fonomatic, nosso painel de controle, com as instruções que estão aqui.

Quero fazer apenas a distribuição digital. É possível?

Sim.

O que preciso enviar para a Tratore?

Os itens obrigatórios para a distribuição digital são:

O que é ISRC?

O ISRC (sigla para International Standard Recording Code, do inglês “código padrão internacional de gravação”) é um código que identifica a gravação de determinada música – seja original ou uma versão – o que chamamos de fonograma. O código tem 12 (doze) caracteres, que identificam:

  • O país em que o fonograma foi registrado (02 caracteres – BR, no caso do Brasil);
  • O produtor fonográfico, ou proprietário legal do fonograma perante o ECAD (03 caracteres, que podem incluir números;
  • O ano de produção (02 algarismos – 17, no caso deste ano);
  • O número de série dentro do catálogo daquele produtor fonográfico (05 algarismos – caso seja o primeiro fonograma registrado no ano, por exemplo, 00001) – saiba mais detalhes aqui.

O ISRC é igual ao código de barras?

Não. Enquanto o ISRC identifica o fonograma, o código de barras identifica o produto – álbum, EP ou single – como um todo.

Em quanto tempo minha música vai para as plataformas?

Cada plataforma tem um prazo diferente; enquanto o iTunes leva 03 a 05 dias para receber o material, as demais (Spotify e Deezer, por exemplo) levam 15 a 20 dias. O ideal é que você clique em APROVA, após finalizar o cadastro no Fonomatic, para continuarmos o processo.
Vale mencionar, também, que é possível escolher uma data de lançamento e pré-venda dentro do próprio cadastro – saiba como aqui.

O que é pré-venda?

Pré-venda é uma ação em que você disponibiliza suas músicas no iTunes para compra antecipada. Quem adquirir seu álbum, EP ou single previamente, recebe o produto na manhã do dia oficial de lançamento.

A data da pré-venda é obrigatória?

Não. A ação de pré-venda surte maior efeito caso o artista tenha uma estratégia de comunicação em andamento, com prévias e postagens das músicas nas redes sociais. Nossa recomendação é que a data de pré-venda seja escolhida caso haja uma antecipação grande pelo lançamento.

Quanto minha música vai custar nas plataformas digitais?

Há duas maneiras de vender sua música nas plataformas digitais: streaming e download. Nos serviços de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music, Napster e TIDAL, o preço é flutuante e varia de acordo com o tipo de usuário que escuta a sua música, além do número de execuções.

Nas lojas que trabalham com download, são estabelecidas faixas de preço de acordo com o tipo de lançamento. No iTunes, por exemplo, singles podem custar de US$ 0,69 a US$ 1,29 ao consumidor (equivalente a R$ 2,07 e R$ 3,87, calculando a partir do dólar a R$ 3). O preço máximo para EPs é de US$ 4,95 (aproximadamente R$ 14,55), valor que também é o mínimo para a venda de álbuns e lançamentos com mais de 30 minutos de duração.

Quanto eu recebo pela distribuição digital?

Streaming
O artista recebe 75% das execuções (ou plays) em plataformas como Spotify, Deezer e Apple Music. Essa arrecadação, especificamente, é feita de duas formas:

  • No caso de usuários gratuitos, vem de propagandas que “tocam” entre as músicas e de banners publicitários – geralmente, identificados como Sponsored (do inglês “patrocinado”);
  • No caso de usuários pagos (identificados como Premium), vem de assinaturas mensais de cada plataforma.

Download
O artista recebe 75% dos downloads feitos em plataformas como iTunes e Google Play.

No meu cadastro, está escrito “Aguardando Tratore”. O que é isso?

Após preencher todos os dados e clicar em APROVA, o status do seu produto muda para Aguardando Tratore. Isso significa que recebemos as informações e vamos enviar para as plataformas – dentro de alguns dias, você receberá um e-mail com o assunto Produto aprovado na Tratore.
Caso o produto tenha alguma informação incorreta, te notificamos por e-mail (Em quanto tempo minha música vai para as plataformas?).

Meu lançamento já está nas plataformas, mas, encontrei erros. O que faço?

Envie um e-mail para contato@tratore.com.br, com o assunto [ERRO], especificando o problema.

Meu título está em uma página de artista com outros álbuns que não são meus. Por que?
Esse caso chama-se homônimo, ou seja, artistas com o mesmo nome. Ainda que haja diferenças de acentuação ou caixa alta, as plataformas agrupam, automaticamente, os lançamentos de respectivo nome em uma mesma página.
Se você precisa separar seu conteúdo, envie um e-mail para contato@tratore.com.br, com o assunto [HOMÔNIMO], que contatamos as plataformas para corrigir essas informações.

Veja também: