Arrecadação

Saiba mais sobre arrecadação das plataformas e relatórios financeiros.

Lista de perguntas

1. Como funciona a arrecadação no streaming?

2. Qual a divisão de porcentagem entre artistas e a Tratore?

3. Quando vou receber o dinheiro das minhas músicas?

4. Depois do pedido de resgate, quanto tempo leva até que o pagamento caia na minha conta bancária/PayPal?


1. Como funciona a arrecadação no streaming?

Em linhas gerais, o dinheiro chega à plataforma a partir das mensalidades dos assinantes e da compra de publicidade por empresas. Mensalmente, os serviços de streaming contabilizam o arrecadado no período e dividem pelo total de execuções, chegando ao valor do play daquele mês, naquele país – isso porque há valores diferentes praticados em cada território. Não há valor fixo de play, já que a arrecadação também varia mensalmente.

A plataforma fica com uma porcentagem deste valor (geralmente cerca de 30%), faz o pagamento de direitos autorais ao ECAD e UBEM (cerca de 12%, repassados a seus afiliados) e então encaminha o restante para a distribuidora ou gravadora responsável por cada lançamento. A agregadora, por sua vez, paga o selo ou artista direto de acordo com o estabelecido em seu contrato.

Confira mais detalhes sobre este modelo de arrecadação aqui.

No entanto, há exceções a essa regra.

No fim de 2023, o Spotify anunciou mudanças no seu modelo geral de pagamento, válidas a partir de janeiro de 2024. Com a nova decisão, a plataforma só pagará os parceiros pelas execuções de um fonograma caso a faixa tenha recebido ao menos mil plays nos últimos 12 meses. Mais informações aqui.

Existe outro modelo de pagamento chamado de user-centric, ou centrado no usuário. Nele, a maior parte do pagamento mensal do usuário é repassada para os artistas que ele mais escutou, de modo que o valor de play não é igual para todos os músicos e bandas. Este é um modelo experimentado de maneira restrita por Deezer e TIDAL no momento, com um parceiro selecionado dentre as grandes gravadoras.

Além das plataformas de áudio, o YouTube também trabalha com um modelo diferente de remuneração na sua interface principal de vídeos (o YouTube Music segue a regra da maioria dos outros streamings). A Tratore tem um acordo de Content ID (identificação de conteúdo) com a plataforma, que permite reivindicar e monetizar o uso de fonogramas originais em qualquer conteúdo. No entanto, são monetizáveis apenas vídeos subidos por canais que tenham mais de mil seguidores e 4 mil horas assistidas em vídeos longos, ou 10 milhões de visualizações em Shorts nos últimos 90 dias. Fora isso, outros entes ligados a outras partes do vídeo também podem reivindicar parte da monetização – por exemplo, uma produtora audiovisual, o próprio ECAD ou uma editora -, de modo que a porcentagem arrecadada pela distribuidora pode diminuir.


2. Qual a divisão de porcentagem entre artistas e a Tratore?

A Tratore repassa 75% da arrecadação nas plataformas para a banda ou artista.


2. Quando vou receber o dinheiro das minhas músicas?

A Tratore apresenta, mensalmente, os números de plays e suas respectivas quantias em www.tratore.com.br, na aba Relatórios. É possível filtrar os dados por material clicando em Produto, além de consultar a quantia exata de cada mês em Período.

Sem título

Sem título1

Você pode pedir o depósito do valor na conta informada em seu perfil – desde que tenha, no mínimo, R$ 50 – clicando em Requisitar resgate do saldo acumulado.

As plataformas, contudo, não disponibilizam a prestação de contas de imediato: algumas levam até 2 a 3 meses para encaminhar o relatório, mais 30 dias para o pagamento do valor informado nesse mesmo documento. Por isso, a quantia de um grande volume de plays de determinado período só aparece no relatório da Tratore até 120 dias depois.

Entre os principais serviços de streaming, apenas um encaminha a prestação de contas e paga pelos plays nos 30 dias subsequentes ao lançamento de um novo produto. A Tratore também trabalha com plataformas muito pequenas e específicas, espalhadas por diferentes regiões do mundo; nesse caso, a prestação de contas e o pagamento pode levar até um ano, pela necessidade de intermediários.

Exemplo nº 1: plataforma que presta contas e paga em até 30 dias

blog-01

Exemplo nº 2: plataforma que leva de 2 a 3 meses para pagar as contas prestadas

blog-02

3. Depois do pedido de resgate, quanto tempo leva até que o pagamento caia na minha conta bancária/PayPal?

É algo que depende da fila de pedidos recebidos pela Tratore, mas, leva até 30 dias.