Página de Artista

artist_identity_message_joseph3png-1

(atualizado em 23.05.2022)

Sua página de artista é criada automaticamente, a partir do momento em que você ou sua banda disponibilizam o primeiro lançamento nas plataformas digitais.
Como acrescentar imagens e ter autonomia com os recursos de cada uma?


SPOTIFY

A plataforma tem ferramenta específica para artistas, chamada Spotify for Artists. Por meio dela, é possível ter um perfil verificado (símbolo azul ao lado do nome), modificar a imagem principal da página de artista, subir uma galeria de fotos, vincular suas redes sociais, ter acesso detalhado a métricas sobre o desempenho das suas músicas, criar playlists oficiais e mais.

Para obter acesso, é necessário ter uma conta de usuário do Spotify e reivindicar o controle da página pelo artists.spotify.com. A plataforma pedirá ao artista ou membro de sua equipe para sincronizar o seu pedido com algumas redes sociais e então fará a verificação dos dados. Em alguns dias, a pessoa interessada receberá por e-mail a confirmação do seu acesso, que será possível com login e senha de sua conta de usuário.

O Spotify também sincroniza automaticamente as letras de músicas com o Musixmatch, a agenda de shows dos artistas com os dados do Songkick e os artigos de merchandising com o Shopify.



DEEZER

A Deezer possui sua plataforma Deezer for Creators, pela qual é possível ter acesso a métricas e maior interação com a página de artista.

Faça o requerimento de acesso à sua página pelo Deezer for Creators aqui.



APPLE MUSIC + iTUNES + SHAZAM

A Apple Music tem a Apple Music for Artists, ferramenta que permite ao artista e sua equipe conhecerem como o público interage com seu conteúdo na plataforma e trocarem a imagem principal da página de artista. A plataforma também tem integração com iTunes e Shazam. Saiba mais aqui.


AMAZON MUSIC

A Amazon Music tem a Amazon Music for Artists, ferramenta que permite ao artista e sua equipe conhecerem como o público interage com seu conteúdo na plataforma e em todos os ambientes Amazon, incluindo Alexa. Saiba mais aqui.



YOUTUBE MUSIC

Para que sua página de artista no YouTube Music seja personalizada automaticamente, é necessário ter um canal oficial do artista (OAC) no YouTube. Saiba mais a respeito aqui.

O Google Play foi descontinuado e integrado com o YouTube Music no fim de 2020.



RESSO

Caso você distribua sua música com a Tratore e queira mudar sua imagem de avatar de artista no Resso, plataforma que pertence à ByteDance (TikTok), fale conosco pelo email contato@tratore.com.br. É necessário que a foto seja em formato .jpg, cor RGB, tenha tamanho de 900×900 pixels (ou seja, proporção quadrada) e o arquivo possua, no máximo, 10MB.



TIDAL

Caso você distribua sua música com a Tratore e queira mudar sua imagem de avatar de artista no TIDAL, fale conosco pelo email contato@tratore.com.br. É necessário que a foto seja em formato .jpg, cor RGB e esteja em alta resolução, em proporção quadrada – idealmente, nos envie a imagem em um link de WeTransfer, Google Drive ou similar.



NAPSTER

Caso você distribua sua música com a Tratore e queira mudar sua imagem de avatar de artista no Napster, fale conosco pelo email contato@tratore.com.br. É necessário que a foto seja em formato .jpg, cor RGB, tenha tamanho mínimo de 1500×1000 pixels (ou seja, proporção horizontal) e 72 dpi.