Cadastro na Tratore

Saiba mais sobre sua conta no site Tratore e o passo-a-passo que precisa seguir para cadastrar sua música.

Lista de perguntas

1. Quero colocar minha música nas plataformas. Como funciona?

2. Quanto custa?

3. Do que eu preciso para fazer o cadastro?

4. O que significa a mensagem “Aguardando Tratore”?

5. Quanto tempo a Tratore leva para aprovar meu lançamento?

6. Quando minha música entra nas plataformas?

7. Existe um horário específico para lançamento das músicas, ou eu posso programar?

8. Como faço para alterar a data de lançamento do meu single/EP/álbum?

9. Para que serve um pre-save?

10. Código de barras é a mesma coisa que ISRC?

11. Posso inventar um número para o código de barras?

12. O que é ISRC?

13. Como gerar os ISRCs das minhas músicas?

14. Como faço para transferir minhas músicas para a Tratore?

15. Onde consigo encontrar meu contrato com a Tratore?

16. O que é um takedown?


1. Quero colocar minha música nas plataformas. Como funciona?

Você cria uma conta em www.tratore.com.br, clicando em Cadastro. Depois de preencher as informações e receber sua senha por e-mail, acesse o site novamente e faça login.

Estes são os passos para cadastrar seu material:


2. Quanto custa?

R$ 80 – esse valor é pago uma vez só, no cadastro de cada produto, o que varia entre álbum, EP ou single.


3. Do que eu preciso para fazer o cadastro?

Os itens obrigatórios para a distribuição nas plataformas são:

  • Capa em formato .jpg, 3000 x 3000 pixels;
  • Faixas em formato .wav 16-bits, 44.1 KHz;
  • ISRCs de cada faixa;
  • Compositores de cada faixa e, se tiver, respectivas editoras e porcentagens de arrecadação autoral (O que faz uma editora?);
  • Código de barras.

4. O que significa a mensagem “Aguardando Tratore”?

“Aguardando Tratore” significa que recebemos o cadastro do seu lançamento – vamos conferir se está tudo certo e mandar para as plataformas.


5. Quanto tempo a Tratore leva para aprovar meu lançamento?

Entre 03 a 05 dias úteis.


6. Quando minha música entra nas plataformas?

A Tratore exige duas semanas de antecedência para receber todo o material e, se precisar, pedir arquivos que precisam de correção. A partir daí, considerando esse prazo mínimo, você pode escolher uma data de lançamento ou deixar para o mais breve possível.

  • Se você escolheu uma data de lançamento em Dados Comerciais > Data de lançamento digital > Quero programar uma data de lançamento, a partir da 0h do dia escolhido, o produto estará disponível em todas as plataformas;
  • Se você NÃO escolheu uma data de lançamento e selecionou a opção Dados Comerciais > Data de lançamento digital > Não quero programar. Quero lançar o mais rápido possível, esteja ciente de que o produto NÃO sairá no dia seguinte ao cadastro aprovado por você. Cada plataforma tem um prazo diferente para receber materiais sem data específica, o que é contabilizado só depois da aprovação da Tratore. No geral, os lançamentos estarão disponíveis entre 7 a 15 dias.

7. Existe um horário específico para lançamento das músicas, ou eu posso programar?

Todas as plataformas lançam as músicas a partir da meia-noite (0h) do dia escolhido no cadastro com a Tratore.


8. Como faço para alterar a data de lançamento do meu single/EP/álbum?

Por favor, mande um e-mail para contato@tratore.com.br informando a nova data. Precisamos de uma antecedência mínima de 05 dias para concluir seu pedido.


9. Para que serve um pre-save?

Pre-save é um mecanismo de engajamento de público que algumas plataformas disponibilizam para artistas, visando suas campanhas de lançamento. Basicamente, a loja digital disponibiliza um link prévio para que a pessoa já possa incluir a faixa, EP ou álbum na sua biblioteca antes mesmo da data de lançamento (como um título “pré-salvo”), e assim possa ouvir o produto a partir do momento em que estiver oficialmente no ar. Esse tipo de ação utiliza-se do burburinho e da antecipação do público para engajá-lo em uma chamada à ação.


10. Código de barras é a mesma coisa que ISRC?

Não. Enquanto o ISRC identifica o fonograma, o código de barras identifica o produto – álbum, EP ou single – como um todo.


11. Posso inventar um número para o código de barras?

Não. O código de barras é calculado a partir de uma fórmula complexa e a primeira metade dele identifica a empresa que o emitiu. Ele deve ser gerado por uma empresa especializada para não ser usado mais de uma vez ou identificado como falso.


12. O que é ISRC?

O ISRC (sigla para International Standard Recording Code, do inglês “código padrão internacional de gravação”) é um código que identifica a gravação de determinada música – seja original ou cover – o que chamamos de fonograma. O código tem 12 (doze) caracteres, que identificam:

  • País em que o fonograma foi registrado (02 caracteres – BR, BX, BC e BK no caso do Brasil);
  • Pessoa produtora fonográfica ou proprietária legal do fonograma perante o ECAD (03 caracteres, que podem incluir números);
  • Ano de produção (02 números);
  • Número de série dentro do catálogo de quem produziu o fonograma (05 números – caso seja o primeiro fonograma registrado no ano, por exemplo, 00001).

13. Como gerar os ISRCs das minhas músicas?

No Brasil, filiando-se a alguma das sociedades arrecadadorasAbramusAmarUBCSocinproSbacemAssim e Sicam – você pode gerar os ISRCs de seus fonogramas, saber como e quando elas são executadas publicamente e recolher os devidos direitos. Depois de se associar, a sociedade disponibiliza um portal online ou um programa para seu computador, no qual você gera seus próprios ISRCs sem custos.
Todo o processo (filiação e informações de cadastro) leva cerca de duas semanas e. depois disso, a geração dos códigos é quase imediata.


14. Como faço para transferir minhas músicas para a Tratore?

Depois de finalizar o cadastro do material em www.tratore.com.br, você pede a retirada dele (também chamada de takedown) para a outra distribuidora – este post tem mais detalhes sobre o assunto.


15. Onde consigo encontrar meu contrato com a Tratore?

Após fazer seu login no site da Tratore, você clica em Dados Pessoais > Contrato.


16. O que é um takedown?

É a retirada de suas músicas de todas as plataformas – saiba mais sobre quando pedir um takedown aqui.