Saiba mais sobre correções nas plataformas, acesso a seus perfis e inserções de fotos e letras de música.
Lista de perguntas
2. Meus perfis nas plataformas estão sem foto. Como colocar?
3. Meu lançamento está em um perfil que não é meu. Por quê?
5. Minha música não aparece na função Music do Instagram, o que fazer?
6. Minha música não aparece na função Music do TikTok, o que fazer?
7. Minhas músicas estão sem letras nas plataformas e na função stories. Como colocar?
8. Quero vincular minhas músicas nos stories ao meu perfil no Instagram. Como faço?
10. Recebi uma notificação de direitos autorais no YouTube, o que devo fazer?
12. Minha música entrou em uma playlist editorial! Qual é a melhor forma de divulgar?
1. Meu produto não aparece em determinada plataforma. O que fazer? Em quanto tempo essa situação deve ser corrigida?
Escreva para contato@tratore.com.br, indicando nome de artista e produto, e vamos pedir o reenvio do material para a plataforma em questão – ele aparecerá entre 15 a 20 dias.
2. Meus perfis nas plataformas estão sem foto. Como colocar?
Cada plataforma tem uma maneira diferente para acessar e personalizar a página de artista. Aqui, explicamos melhor sobre isso.
3. Meu lançamento está em um perfil que não é meu. Por quê?
As plataformas agrupam automaticamente artistas de mesmo nome, por presumirem que trata-se da mesma pessoa ou banda, ainda que haja diferenças de acentuação ou caixa alta. Essa questão não é de responsabilidade da distribuidora ou agregadora; além disso, o número e a arrecadação de plays não vai para a outra banda ou artista com nome igual ao seu.
Para separarmos as páginas, você precisa mandar um e-mail para contato@tratore.com.br, indicando nome de artista, links dos perfis (se tiver) e lançamento(s). A Tratore vai contatar cada plataforma, separadamente, para prosseguir com o pedido, por isso, não há um prazo nem uma garantia exata para a solução do caso. Leia aqui sobre homônimos nas plataformas digitais.
4. Meus últimos singles estão dentro do meu novo EP/álbum e eu gostaria de tirar as versões avulsas do ar. Como faço?
Você precisa pedir a retirada (ou takedown) dos singles pelo e-mail contato@tratore.com.br. Após nossa confirmação, o material sai do ar em até 30 dias, mas, as músicas não são excluídas do EP ou álbum, nem perdem o número de execuções nas plataformas.
5. Minha música não aparece na função Music do Instagram, o que fazer?
Escreva para contato@tratore.com.br, indicando nome de artista e produto, e vamos pedir o reenvio do material à Meta, responsável por Instagram e Facebook.
6. Minha música não aparece na função Music do TikTok, o que fazer?
Nosso contrato padrão com o TikTok engloba apenas perfis pessoais, fazendo com que perfis comerciais não tenham faixas da Tratore disponíveis na função music. Neste caso, você precisa escrever para contato@tratore.com.br, indicando quais músicas suas ou de sua banda você quer liberar para perfis comerciais na plataforma.
7. Minhas músicas estão sem letras nas plataformas e na função stories. Como colocar?
Você precisa criar uma conta no MusixMatch e pedir a verificação de artista; com isso, seus envios de letra são considerados oficiais de maneira imediata. Acesse about.musixmatch.com/artists/verified-artist para prosseguir.
Para sincronizar as letras conforme a música toca, é necessário baixar o aplicativo do MusixMatch para seu computador ou smartphone. Uma vez feito o login, basta abrir o Spotify e executar uma faixa cuja letra já está incluída no MusixMatch. Ela aparecerá na íntegra e aparecerá uma função chamada “Sync Lyrics” (sincronizar letras). Após selecioná-la, os versos da música aparecerão junto a indicações de tempo – basta executar a música novamente e clicar no espaço indicado no início de cada verso.
8. Quero vincular minhas músicas nos stories ao meu perfil no Instagram. Como faço?
Escreva para contato@tratore.com.br, indicando nome de artista, link do perfil e lançamentos. Geralmente, a Meta responde em até 3 dias úteis da confirmação do pedido.
9. Não consigo impulsionar minha postagem no Instagram por questão de direitos autorais. O que fazer?
Pelo acordo de proteção aos direitos autorais que a Tratore tem com a Meta, precisamos pedir a inclusão de suas redes sociais (artista e/ou selo) em uma lista permitida (“allowlist“) para campanhas impulsionadas dentro da plataforma. Faça a solicitação de inclusão em allowlist pelo e-mail contato@tratore.com.br, informando o link do Instagram e a fanpage do Facebook. O prazo de liberação é de 24h a partir da resposta do nosso suporte. Não é possível liberar perfis pessoais no Facebook, pois estão fora do nosso acordo com a plataforma.
10. Recebi uma notificação de direitos autorais no YouTube, o que devo fazer?
A notificação não significa que a Tratore detém os direitos de suas obras, nem que o vídeo será bloqueado ou tirado do ar: a The Orchard é parceira da Tratore e está monetizando os vídeos que têm essas músicas, já que nós as distribuímos: você recebe 75% da arrecadação gerada, assim como nas demais plataformas.
Temos acesso a uma ferramenta chamada Content ID, exclusiva para distribuidoras e gravadoras, que identifica automaticamente o fonograma dentro do YouTube e o monetiza – não apenas nos vídeos oficiais, mas também em vídeos de outras pessoas que usarem a mesma gravação. Se você quiser monetizar os fonogramas diretamente com o YouTube – ou não monetizar nenhum conteúdo – mande os links dos vídeos para contato@tratore.com.br.
11. Vou fazer uma live no YouTube/Instagram/Facebook tocando minhas músicas. Preciso fazer algum tipo de liberação prévia?
Sim. No caso do YouTube, a ferramenta de Content ID (identificação de conteúdo) rastreia automaticamente qualquer material presente na plataforma, buscando reivindicar usos de músicas, vídeos ou outros itens com direitos reservados. A Tratore e todas as distribuidoras e gravadoras têm acordo com o YouTube para a utilização dessa ferramenta, visando a monetizar o uso das gravações originais em benefício dos artistas e também remover qualquer uso considerado indevido. Como esse rastreamento é feito por inteligência artificial, as lives também estão sujeitas a passarem por essa conferência. E, caso o algoritmo entenda que é o fonograma original que está sendo tocado, há risco de a transmissão ser derrubada.
Por esse motivo, o ideal é que você mande um e-mail para contato@tratore.com.br) pedindo a liberação dessa live. O que acontecerá é que o YouTube deixará de reivindicar qualquer direito no link em questão durante o período de realização da transmissão. É importante enviar, com a maior antecedência possível, o link do canal (ou da própria live, caso já esteja no ar), data e horário que entrará ao vivo. Não é necessário enviar setlist).
Para Facebook e Instagram, que também contam com uma ferramenta de identificação de conteúdo, recomenda-se que o artista peça a liberação de sua fanpage (ou da fanpage em que fará a live) com antecedência mínima de 2 semanas, também pelo contato@tratore.com.br. Dessa maneira, não haverá riscos de a live ser derrubada. Essa liberação não pode ser feita para perfis pessoais.
12. Minha música entrou em uma playlist editorial! Qual é a melhor forma de divulgar?
Compartilhe em suas redes sociais, nos stories ou na própria timeline, marcando as redes sociais da plataforma e a playlist em que sua música entrou naquele período.