Pós-lançamento

Saiba mais sobre correções nas plataformas, acesso a seus perfis e inserções de fotos e letras de música.

Lista de perguntas

1. Meu produto não aparece em determinada plataforma. O que fazer? Em quanto tempo essa situação deve ser corrigida?

2. Meus perfis nas plataformas estão sem foto. Como colocar?

3. Meu lançamento está em um perfil que não é meu. Por quê?

4. Meus últimos singles estão dentro do meu novo EP/álbum e eu gostaria de tirar as versões avulsas do ar. Como faço?

5. Minha música não aparece na função Music do Instagram, o que fazer?

6. Minha música não aparece na função Music do TikTok, o que fazer?

7. Minhas músicas estão sem letras nas plataformas e na função stories. Como colocar?

8. Quero vincular minhas músicas nos stories ao meu perfil no Instagram. Como faço?

9. Não consigo impulsionar minha postagem no Instagram por questão de direitos autorais. O que fazer?

10. Recebi uma notificação de direitos autorais no YouTube, o que devo fazer?

11. Vou fazer uma live no YouTube/Instagram/Facebook tocando minhas músicas. Preciso fazer algum tipo de liberação prévia?

12. Minha música entrou em uma playlist editorial! Qual é a melhor forma de divulgar?


1. Meu produto não aparece em determinada plataforma. O que fazer? Em quanto tempo essa situação deve ser corrigida?

Escreva para contato@tratore.com.br, indicando nome de artista e produto, e vamos pedir o reenvio do material para a plataforma em questão – ele aparecerá entre 15 a 20 dias.


2. Meus perfis nas plataformas estão sem foto. Como colocar?

Cada plataforma tem uma maneira diferente para acessar e personalizar a página de artista. Aqui, explicamos melhor sobre isso.


3. Meu lançamento está em um perfil que não é meu. Por quê?

As plataformas agrupam automaticamente artistas de mesmo nome, por presumirem que trata-se da mesma pessoa ou banda, ainda que haja diferenças de acentuação ou caixa alta. Essa questão não é de responsabilidade da distribuidora ou agregadora; além disso, o número e a arrecadação de plays não vai para a outra banda ou artista com nome igual ao seu.

Para separarmos as páginas, você precisa mandar um e-mail para contato@tratore.com.br, indicando nome de artista, links dos perfis (se tiver) e lançamento(s). A Tratore vai contatar cada plataforma, separadamente, para prosseguir com o pedido, por isso, não há um prazo nem uma garantia exata para a solução do caso. Leia aqui sobre homônimos nas plataformas digitais.


4. Meus últimos singles estão dentro do meu novo EP/álbum e eu gostaria de tirar as versões avulsas do ar. Como faço?

Você precisa pedir a retirada (ou takedown) dos singles pelo e-mail contato@tratore.com.br. Após nossa confirmação, o material sai do ar em até 30 dias, mas, as músicas não são excluídas do EP ou álbum, nem perdem o número de execuções nas plataformas.


5. Minha música não aparece na função Music do Instagram, o que fazer?

Escreva para contato@tratore.com.br, indicando nome de artista e produto, e vamos pedir o reenvio do material à Meta, responsável por Instagram e Facebook.


6. Minha música não aparece na função Music do TikTok, o que fazer?

Nosso contrato padrão com o TikTok engloba apenas perfis pessoais, fazendo com que perfis comerciais não tenham faixas da Tratore disponíveis na função music. Neste caso, você precisa escrever para contato@tratore.com.br, indicando quais músicas suas ou de sua banda você quer liberar para perfis comerciais na plataforma.


7. Minhas músicas estão sem letras nas plataformas e na função stories. Como colocar?

Você precisa criar uma conta no MusixMatch e pedir a verificação de artista; com isso, seus envios de letra são considerados oficiais de maneira imediata. Acesse about.musixmatch.com/artists/verified-artist para prosseguir.

Para sincronizar as letras conforme a música toca, é necessário baixar o aplicativo do MusixMatch para seu computador ou smartphone. Uma vez feito o login, basta abrir o Spotify e executar uma faixa cuja letra já está incluída no MusixMatch. Ela aparecerá na íntegra e aparecerá uma função chamada “Sync Lyrics” (sincronizar letras). Após selecioná-la, os versos da música aparecerão junto a indicações de tempo – basta executar a música novamente e clicar no espaço indicado no início de cada verso.


8. Quero vincular minhas músicas nos stories ao meu perfil no Instagram. Como faço?

Escreva para contato@tratore.com.br, indicando nome de artista, link do perfil e lançamentos. Geralmente, a Meta responde em até 3 dias úteis da confirmação do pedido.


9. Não consigo impulsionar minha postagem no Instagram por questão de direitos autorais. O que fazer?

Pelo acordo de proteção aos direitos autorais que a Tratore tem com a Meta, precisamos pedir a inclusão de suas redes sociais (artista e/ou selo) em uma lista permitida (“allowlist“) para campanhas impulsionadas dentro da plataforma. Faça a solicitação de inclusão em allowlist pelo e-mail contato@tratore.com.br, informando o link do Instagram e a fanpage do Facebook. O prazo de liberação é de 24h a partir da resposta do nosso suporte. Não é possível liberar perfis pessoais no Facebook, pois estão fora do nosso acordo com a plataforma.


10. Recebi uma notificação de direitos autorais no YouTube, o que devo fazer?

A notificação não significa que a Tratore detém os direitos de suas obras, nem que o vídeo será bloqueado ou tirado do ar: a The Orchard é parceira da Tratore e está monetizando os vídeos que têm essas músicas, já que nós as distribuímos: você recebe 75% da arrecadação gerada, assim como nas demais plataformas.

Temos acesso a uma ferramenta chamada Content ID, exclusiva para distribuidoras e gravadoras, que identifica automaticamente o fonograma dentro do YouTube e o monetiza – não apenas nos vídeos oficiais, mas também em vídeos de outras pessoas que usarem a mesma gravação. Se você quiser monetizar os fonogramas diretamente com o YouTube – ou não monetizar nenhum conteúdo – mande os links dos vídeos para contato@tratore.com.br.


11. Vou fazer uma live no YouTube/Instagram/Facebook tocando minhas músicas. Preciso fazer algum tipo de liberação prévia?

Sim. No caso do YouTube, a ferramenta de Content ID (identificação de conteúdo) rastreia automaticamente qualquer material presente na plataforma, buscando reivindicar usos de músicas, vídeos ou outros itens com direitos reservados. A Tratore e todas as distribuidoras e gravadoras têm acordo com o YouTube para a utilização dessa ferramenta, visando a monetizar o uso das gravações originais em benefício dos artistas e também remover qualquer uso considerado indevido. Como esse rastreamento é feito por inteligência artificial, as lives também estão sujeitas a passarem por essa conferência. E, caso o algoritmo entenda que é o fonograma original que está sendo tocado, há risco de a transmissão ser derrubada.

Por esse motivo, o ideal é que você mande um e-mail para contato@tratore.com.br) pedindo a liberação dessa live. O que acontecerá é que o YouTube deixará de reivindicar qualquer direito no link em questão durante o período de realização da transmissão. É importante enviar, com a maior antecedência possível, o link do canal (ou da própria live, caso já esteja no ar), data e horário que entrará ao vivo. Não é necessário enviar setlist).

Para Facebook e Instagram, que também contam com uma ferramenta de identificação de conteúdo, recomenda-se que o artista peça a liberação de sua fanpage (ou da fanpage em que fará a live) com antecedência mínima de 2 semanas, também pelo contato@tratore.com.br. Dessa maneira, não haverá riscos de a live ser derrubada. Essa liberação não pode ser feita para perfis pessoais.


12. Minha música entrou em uma playlist editorial! Qual é a melhor forma de divulgar?

Compartilhe em suas redes sociais, nos stories ou na própria timeline, marcando as redes sociais da plataforma e a playlist em que sua música entrou naquele período.